Jornalismo e Inovação Digital: The New York Times e The First Look

Ana Caroline Silva de Castro

Resumo


O jornalismo enfrenta um momento crucial de mudança. A internet e mídias digitais ganham espaço, aumentam a participação na renda publicitária e mexem com as tradicionais empresas de comunicação. O artigo mostra dois exemplos significativos deste momento. Primeiro a renovação proposta pelo The New York Times para se adaptar ao mundo digital. E depois a iniciativa The First Look, um empreendimento digital, sem fins lucrativos, que visa a produção de um jornalismo autônomo e preciso.  Em ambos os casos, a premissa é a produção de um jornalismo sério, de interesse público e que fortaleça o debate democrático, independente da forma de apresentação.

Palavras-chave


jornalismo; mídia digital; crise

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, C.W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School. Tow Center for Digital Journalism, 2014.

BARBOSA, Rui. A imprensa e o dever da verdade. São Paulo: Edusp, 1990.

BELTRÃO, Luiz. Iniciação à Filosofia do Jornalismo. São Paulo: Edusp, 1992.

DINES, Alberto. O papel do Jornal: uma releitura. São Paulo: Summus, 1996.

INNOVATION, The New York Times, 2014. Disponível em: . Acesso em 27 de maio de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.