Revista FAAC

Revista Faac

Revista Faac (ISSN 2236-3424) é uma publicação eletrônica semestral e interdisciplinar vinculada à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FAAC/UNESP).

Missão: publicar estudos relevantes e inéditos, na forma de artigos, ensaios, resenhas e similares, nacionais e internacionais, contribuindo para o debate intelectual face à excelência acadêmica e científica de sua produção e diversidade temática, voltada prioritariamente à comunidade acadêmico-científica.

Sem prejuízo de acolhimento e difusão de contribuições de outros campos do conhecimento, suas áreas preferenciais são: arquitetura e urbanismo; artes e representação gráfica; desenho industrial; ciências humanas; comunicação social.

Clique aqui para o download completo do v. 2 - n. 2 da Revista Faac (out. 2012/mar. 2013) ou acesse o sumário.

Chamada de Artigos:

Cultura e Imagem

Revista Faac convida pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a colaborarem com textos inéditos para sua próxima edição (v.3, n.1), cujo dossiê temático versará sobre Cultura e Imagem. Ao longo de nossa história moderna, impulsionados por um espectro amplo de práticas sociais, os termos cultura e imagem obtiveram diferentes sentidos e os seus desdobramentos são ainda motivo para uma reflexão permeada de complexidades e debates intelectuais intensas. Cultura, como alertou Raymond Williams, um dos grandes teóricos culturalistas do século XX, tornou-se, após o processo de modernização do mundo ocidental, uma palavra que passou a ser utilizada para se referir a conceitos basilares ambientados em contextos disciplinares diferentes e em sistemas de pensamento diametralmente opostos, quando não incompatíveis. Imagem, por sua vez, apresenta o mesmo grau de complexidade no tocante às suas acepções e aos seus usos. Ao seu conceito mais geral, gênese de outros sentidos modernos, pode-se notar tanto a relação com sua raiz latina imago, ligando-se à ideia e visão, como uma possível conexão à raiz arcaica imitate, de onde se podem extrair os sentidos de cópia, imitação, imaginação e imaginário. No atual estágio de modernização, independente da formas metodológicas e das perspectivas teóricas adotadas, o alcance dos dois termos, quando postos lado a lado, propõe ao campo mais geral das Humanidades uma equação de múltiplas respostas. Não é exagero dizer que, no mundo contemporâneo – com suas performances sociais e constantes estímulos visuais – cultura e imagem caminham pari passu e, cotidianamente, este binômio se redefine, trazendo à tona novas práticas sociais de interação e novos usos de linguagem para a vida social em transformação. Nesse horizonte reflexivo de peculiar intervenção intelectual, tendo em vista o seu caráter interdisciplinar e multidisciplinar, Revista Faac quer estimular o debate sobre os significados assumidos por cultura e imagem em múltiplos âmbitos científicos, tanto nos dias de hoje, quanto em formas do passado ou ainda no que se refere às tendências futuras. O convite encoraja a reflexão sob três eixos gerais: (1) contribuições metodológicas e de caráter teórico que formulem uma conceituação e uma ampliada discussão dos termos imagem e cultura, considerando os seus possíveis desdobramentos – reunidos sob as formas de cultura das mídias, a cultura das imagens, as formas produzidas e/ou reproduzidas das imagens da cultura, a crítica cultural, as marcas do imaginário na cultura contemporânea, os meios de comunicação e suas formas de assimilação da cultura imagética, dentre outras possibilidades; (2) análises críticas que contemplem as formas de representação das imagens e os seus produtos visuais e culturais produzidos no mundo contemporâneo, abarcando contribuições próprias e singulares do campo do design, dos conhecimentos da arquitetura e do urbanismo, das discussões literárias, cinematográficas e dos campos artísticos e culturais de modo geral; (3) exames críticos dos diferentes processos constitutivos de produção de imagens no mundo cultural contemporâneo, com vistas à análise dos fluxos contemporâneos de produção e circulação de objetos culturais imagéticos, e também às formas de consumo e recepção de imagens, às formas imagéticas contrastantes entre uma suposta produção mais central e outra periférica, às formas de atuação e disputas de instituições culturais e sociais e seus grupos, num mundo predominantemente imagético. Além do dossiê temático sobre Cultura e Imagem, também podem ser encaminhados artigos, ensaios, críticas e resenhas de temas livres.

As normas de submissão e análise estão disponíveis aqui. Os trabalhos serão recebidos por via eletrônica até 28/02/2014, e os autores poderão acompanhar o progresso de sua submissão através do sistema eletrônico da revista.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar