Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos aceita textos inéditos nos idiomas português e espanhol, sob forma de artigo acadêmico de qualquer das áreas do conhecimento científico, desde que intersecção intencional com os direitos humanos.

Uma vez tendo parecer aprovado, o autor poderá, se quiser, apresentar também a versão do texto em inglês para publicação no mesmo número da revista.

Os textos devem ser apresentados pelo sistema de gerenciamento virtual da RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, nos seguintes parâmetros:

- Apresentação dos Originais:

Os artigos deverão ser apresentados em português ou  espanhol.

Os artigos deverão ter no mínimo 10 páginas e máximo 25 páginas (incluída a bibliografia) digitadas em formato Word 97-2003 (ou superior), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, itálico no lugar de sublinhado, com margens de 3cm

As resenhas deverão ter no máximo 5 páginas digitadas. Não deve haver notas de rodapé.

Gráficos e tabelas deverão estar acompanhados das respectivas planilhas originais, com a indicação das unidades em que se expressam os valores, assim como a fonte dos dados apresentados.

As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé de página. As notas de rodapé devem ser substantivas, restringindo-se a comentários adicionais e curtos, descartando-se comentários excessivamente extensos ou desnecessários à compreensão geral do texto.

Todos os textos deverão vir acompanhados de resumos em português e espanhol e abstract em inglês. Os resumos devem ter de 150 a 500 palavras e palavras-chave em número mínimo de três e máximo de cinco.

Os textos devem vir acompanhados dos seguintes dados do(s) autor(es): nome, maior titulação acadêmica, vínculo institucional acadêmico ou científico atual, e-mail.

O artigo deve ter, no máximo, 3 autores.

A referências bibliográficas, no final do artigo, deverão ser apresentadas, em ordem alfabética, de acordo com a NBR 6023:2018.

- Principais parâmetros:

Livro

BOBBIO, Norberto.  A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CARNEIRO, Orlando. Construções rurais. 12. ed. São Paulo: Nobel, 1987.

SONENREICH, C.; KERR, F.; ESTEVÃO, G. Debates sobre o conceito de doenças afetivas. São Paulo: Manole, 1991.

VIGEVANI, T. et al. Relações internacionais e sua construção jurídica: ALCA:aspectos históricos, jurídicos e sociais. São Paulo: FTD, 1998.

Capítulo de livro

ARENDT, H. Reflexões sobre Little Rock. In: ARENDT, H. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 261-281.

VIEIRA, J. M. D. O silêncio da cidadania. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JÚNIOR, C. A. (org.). Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1996. p. 91-95.

Artigo em revista:

ANDREWS, G. R. Democracia racial brasileira 1900-1990: Um contraponto americano. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 95-115, 1997.

Publicação em meio eletrônico

FERNANDES, F. A Revolução burguesa. Trans/Form/Ação [online]. 1975, v. 2,  p. 202-205. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31731975000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 out. 2011.

Trabalho apresentado em evento

PRADO, R. A educação no futuro. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 1997, Curitiba. Anais [...]. Brasília: INEP, 1997. p. 103-106.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A RIDH publica artigo de pesquisadores com titulação acadêmica de doutor(a). Mestre e/ou aluno regular de programa de pós-graduação stricto sensu também podem submeter artigo desde que tenham um doutor(a) como coautor(a).

O artigo deve ter, no máximo, 3 autores.

2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção "Sobre a Revista".
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares.

Declaração de Direito Autoral

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.