Corpoarte: felicidade e educação dos sentidos como ponto de partida para os direitos humanos

Kathya Maria Ayres de Godoy, Rita de Cássia Franco de Souza Antunes, Rita Ribeiro Voss

Resumo


Resumo: O artigo constrói o conceito de Corpoarte como acionador de uma educação para os direitos humanos a partir de três perspectivas: a de Wallon, pensador francês, que insere em sua teoria as instâncias cognitiva, motora e afetiva presente na atividade sensível do humano; a de Makiguti, educador japonês, que elaborou uma pedagogia com base no sistema de criação de valores com vistas à felicidade; e a do pensamento complexo, que busca religar os saberes apartados pela lógica da fragmentação e especialização dos saberes. Com essa constelação teórica, abre-se a possibilidade de construir estratégias cognitivas que redimensionam os objetivos da educação e promovem a felicidade como um direito humano fundamental.

Palavras-chave: Corpoarte, Educação e Direitos Humanos, Wallon, Makiguti, Pensamento Complexo. 

 

Resumen: El artículo construye el concepto de Cuerpoarte como accionador de una educación en derechos humanos desde tres perspectivas: de Wallon pensador francés, que inserta em su teoría la instancia cognitivo, motor y afectiva presente en la actividad humana sensible; de Makiguchi , educador japonés que desarrolló una pedagogía basada en el sistema de creación de valores para alcanzar la felicidad, y del pensamiento complejo, que trata de volver a conectar el saberes separados por la lógica de la fragmentación y especialización del conocimiento. Con esta constelación teórica, se abre la posibilidad de construir estrategias cognitivas que redimensionan los objetivos de la educación y promueven la felicidad como uno derecho humano fundamental.

Palabras clave: Cuerpoarte. Education y Derechos Humanos. Wallon. Makiguti. Pensamiento Complejo.

 

Abstract: The article constructs the concept of Corpoarte as a trigger of a human rights education from three perspectives: of Walloon, French thinker, which inserts in his theory the instances cognitive, motor and affective present in sensitive human activity; of Makiguchi, Japanese educator, who developed a pedagogy based on the system of value creation aiming to happiness; and of complex thinking, which seeks to rebind knowledge that was separated by the logic of fragmentation and specialization of knowledge. This theoretical constellation opens up the possibility of constructing cognitive strategies that resize the goals of education and promote happiness as a fundamental human right.

Keywords: Bodyart. Education and Human Rights. Wallon. Makiguchi. Complex Thought.


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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