Limites na construção da escola como espaço de proteção: a formação de professores no PAR como resposta e desafio

Emina Márcia Nery dos Santos, Vanessa do Socorro Silva Costa, Adriana de Nazaré Ribeiro Dias, Sâmia Mota da Silva

Resumo


Resumo: Embora a universalização da escolaridade já se constitua em um direito efetivado sob o ponto de vista das orientações normativas, ainda existe a necessidade de potencializá-la como espaço garantidor dos direitos da criança e do adolescente. Nesse contexto, a formação para os Direitos Humanos adquire importância especial, de modo a transformar a instituição educativa, definitivamente, em espaço protetivo e de ampliação dos referenciais sociais, culturais e afetivos das crianças e adolescentes que nela estão. Partindo dessa premissa, este trabalho se realizou a partir de uma pesquisa documental sobre o PAR de 11 municípios da região do Baixo Tocantins no Pará, analisando sua demanda a programas voltados à formação de profissionais da educação, capacitando-os a perceberem a escola como espaço de afirmação de sujeitos de direito.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Plano de Ações Articuladas. Baixo-Tocantins. Crianças e Adolescentes.

 

Resumen: Aunque la escolarización universal ahora se convierte en una ley con efectos desde el punto de vista de las directrices normativas, todavía existe la necesidad de intensificar el espacio como garante de los derechos de los niños y adolescentes. En este contexto, la formación para los Derechos Humanos adquiere especial importancia con el fin de transformar la institución educativa, sin duda, en un espacio protegido y la ampliación de los niños referenciales sociales, culturales y emocionales y adolescentes que están en él. A partir de esta premisa, este estudio se llevó a cabo a partir de una investigación documental sobre el PAR de 11 municipios de los más bajos Tocantins en Pará, el análisis de la demanda de programas dirigidos a la formación de los profesionales de la educación, lo que les permite percibir la escuela como la afirmación de los individuos.

Palabras clave: Educación en Derechos Humanos. Plan de Acciones Articuladas. Bajo Tocantins. Niños y Adolescentes.

 

Abstract: Although universal schooling now it becomes a law made effective from the point of view of normative guidelines, there is still the need to intensify it space as guarantor of the rights of children and adolescents. In this context, training for Human Rights acquires special importance in order to transform the educational institution, definitely in protective space and expansion of referential social, cultural and emotional children and adolescents who are in it. From this premise, this study was carried out from a documentary research on the PAR of 11 municipalities in the Lower Tocantins in Pará, analyzing their demand for programs aimed at training of education professionals, enabling them to perceive the school as a the assertion by individuals.

Keywords: Human Rights Education. Articulated Actions Plan. Low-Tocantins. Children and Adolescents.


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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