Intolerância, direitos humanos e socialização no ambiente escolar

Larissa Messias Moraes

Resumo


A promoção à diversidade e ao respeito da pluralidade humana entrou para a agenda de muitas instituições sociais comprometidas com a luta contra o preconceito e com a valorização do respeito e da tolerância às diferenças. Buscando subsidiar a criação de propostas que visem estas iniciativas, e reconhecendo a escola como um dos ambientes mais propícios para esta ação, em 2009 foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) uma pesquisa intitulada Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, que analisou 501 escolas e 18.599 indivíduos ligados a este meio. O relatório desta pesquisa, pioneira em relacionar escola e discriminação em escala nacional, nos traz dados até hoje relevantes, mostrando que, se por um lado o preconceito muitas vezes independe do meio escolar, por outro ele influi intensamente no desempenho dos seus alunos. Através da análise dos dados desta pesquisa, o presente trabalho se propõe a identificar as possíveis contribuições da educação em direitos humanos (EDH) como meio de amenizar este quadro de discriminação que até então têm se perpetuado nas escolas brasileiras. Se voltada para a socialização, de modo a colocar os indivíduos frente às suas próprias intolerâncias, acreditamos que a EDH têm muito a contribuir para a formação de uma nova mentalidade que vise não só a valorização da diversidade e da pluralidade, mas também a consolidação de uma cultura de combate à discriminação, ao preconceito e à violência decorrente destes.

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