Os direitos humanos na produção acadêmica e técnica do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei

Gilberto José Monteiro, Irandi Pereira, Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes

Resumo


Resumo: O debate contido no artigo refere-se aos resultados da produção acadêmica e técnica discente do Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a lei (MPACL) da Universidade Bandeirante Anhanguera/SP, no período de 2010 – 2012. O MPACL é uma experiência inédita e pioneira no Brasil, enquanto curso de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela CAPES em 2008 e inserido na área Multidisciplinar. O fato de não haver curso similar nesse âmbito provoca um esforço concentrado de seus sujeitos em conciliar o rigor científico às necessidades demandadas pelo aprimoramento das intervenções profissionais, no vasto campo da política pública, que direta e indiretamente, atuam no tema direitos humanos, adolescência e conflitualidade. O MPACL busca contribuir para a consolidação de um campo de conhecimento específico (campo socioeducativo) com fundamento nos direitos humanos e no trato interdisciplinar da política pública socioeducativa ao adolescente em conflito com a lei. A pesquisa elegeu 65 produtos finais dos discentes dentre dissertações, relatórios de pesquisa, produção de materiais didáticos e instrucionais. Propiciou também observar o processo de institucionalização dos direitos humanos no ensino, pesquisa, produção bibliográfica e técnica dos discentes, com possibilidade, pela natureza do mestrado profissional, de referenciar diferentes desenhos da política pública socioeducativa. 

Palavras-chave: Direitos. Pesquisa. Adolescente. 


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