Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver

Elcio Cecchetti, Lílian Blanck de Oliveira

Resumo



Resumo: Embora seja complexo e desafiador, conviver com a diversidade cultural é um imperativo inseparável à promoção dos direitos humanos, o que implica, entre outros pontos, o respeito e o reconhecimento das diferentes formas de religiosidades, tradições e movimentos religiosos, bem como daqueles que não professam religião alguma. As instituições educativas podem contribuir para a promoção da diversidade e dos direitos humanos ao desenvolverem práticas pedagógicas que exercitem a sensibilidade diante de qualquer discriminação religiosa. Este trabalho compartilha os resultados do Projeto Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver, desenvolvido pelos grupos de Pesquisa GPEAD/FURB e MOVER/UFSC ao longo dos anos de 2010 e 2013, que culminou na publicação de materiais paradidáticos destinados a estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais publicações disponibilizam conhecimentos sobre a diversidade cultural religiosa com o intuito de subsidiar a convivência respeitosa entre diferentes culturas e identidades religiosas, promover a liberdade religiosa e os direitos humanos.
Palavras-chave: Diversidade Religiosa; Direitos Humanos; Materiais Paradidáticos; Ensino Fundamental.

Resumen: Aunque compleja y difícil, vivir con la diversidad cultural es un imperativo inseparable de la promoción de los derechos humanos, lo que implica, entre otras cosas, el respeto y el reconocimiento de las diferentes formas de religiosidad, tradiciones y movimientos religiosos, así como aquellos que no lo tienen afiliación religiosa. Las instituciones educativas pueden contribuir con la promoción de la diversidad y los derechos humanos al desarrollar prácticas pedagógicas que ejerciten la sensibilidad ante cualquier discriminación religiosa. Este trabajo comparte los resultados del Proyecto Diversidad Religiosa y Derechos Humanos: conocer, respectar y convivir, desarrollado por los grupos de investigación GPEAD/FURB y MOVER/UFSC durante los años 2010 y 2013, que culminó con la publicación de libros complementares para los estudiantes y profesores de los primeros años de la escuela secundaria. Estas publicaciones ofrecen conocimientos sobre la diversidad cultural y religiosa con el fin de subvencionar la convivencia respetuosa entre las diferentes culturas y las identidades religiosas, promover la libertad religiosa y los derechos humanos.
Palabras clave: Diversidad Religiosa; Derechos Humanos; Libros Complementares; Escuela secundaria.

Abstract: Although complex and challenging, to coexist with cultural diversity is an inherent duty to the promotion of human rights, which implies, among other things, respect and recognition of different forms of religiosity, traditions and religious movements, as well as those who do not follow any religious affiliation. Educational institutions can contribute to the promotion of diversity and human rights by developing pedagogical practices that exercise sensitivity before any religious discrimination. This work shares the results of the Project Religious Diversity and Human Rights: To Know, To Respect and to Live, developed by the research groups GPEAD/FURB and MOVER/UFSC over the years 2010 and 2013, that culminated in the publication of paradidactic materials designed for students and teachers on the last years of elementary school. These publications provide knowledge on religious cultural diversity in order to subsidize the respectful coexistence between different cultures and religious identities, promote religious freedom and human rights.
Keywords: Religious Diversity; Human Rights; Paradidactic Materials; Elementary School.


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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