Tensão entre universalismo e interculturalismo na trajetória das lutas por direitos humanos no Brasil

Itamar Nunes Silva

Resumo


Resumo: Pretendemos, no presente trabalho, abordar a temática da Educação em Direitos Humanos e a sua trajetória no Brasil, tomando por base a noção de Direitos Humanos de Herrera Flores, teórico que se aproxima da teoria crítica. Nessa perspectiva a conquista por direitos humanos se faz, prioritariamente, a partir das lutas sociais. As declarações, resoluções e convenções da ONU e de outros organismos internacionais são componentes importantes que se agregam às lutas por direitos; embora, Flores dê destaque especial aos movimentos da sociedade civil na efetivação por direitos e na conquista por mais direitos. Por outro lado, contemporaneamente, entendemos que os movimentos sociais também assumem essa competência, além de fazer denúncias de violações e de lutar por mais direitos e dignidade, sobretudo para os excluídos e injustiçados pelo modelo hegemônico.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Diversidade. Pós-colonialismo. Multiculturalismo.

 

Resumen: Nos proponemos, en este trabajo, abordar el tema de la educación en derechos humanos y su trayectoria en Brasil, basado en la noción de los derechos humanos de Herrera Flores, teórico que se acerca de la teoría crítica. En esta perspectiva el logro de los derechos humanos se hace, sobre todo, de las luchas sociales. Las declaraciones, resoluciones y convenciones de la ONU y otras organizaciones internacionales son componentes importantes que se agregan a las luchas por los derechos; aunque Flores ha dado especial atención al movimiento de la sociedad civil en la efetivation de los derechos y la conquista de más derechos. Por otra parte, al mismo tiempo, entendemos que los movimientos sociales también asumen esta competencia, además de hacer denuncias de violaciónes y de luchar por más derechos y dignidad, especialmente para los excluidos y tratados injustamente por el modelo hegemónico.

Palabras clave: Derechos Humanos. Educación en Derechos Humanos. Diversidad. Pos-colonialismo. El multiculturalismo.

 

Abstract: We intend, in this paper, address the theme of Education in Human Rights and its path in Brazil, based on Herrera Flores’ notion of Human Rights. In this perspective the achievement of human rights is made primarily from the social struggles. Declarations, resolutions, UN Conventions and other international organizations are important elements that are added to the struggles for rights; in spite of the fact that, Flores gives special attention to the civil society movement in the effectuation of rights and achievement for more rights. Social movements also take the responsibility to report violations and to fight for human dignity, especially for those ones who are excluded and unfairly treated by the hegemonic model. We also intend to show that one of the great challenges of Education in Human Rights is the development of training processes that contribute to "the good living as integration of the human living with the living of other forms of life, rebuilding the human relationship with the environment in which it belongs.

Keywords. Human Rights. Education in Human Rights. Diversity. Postcolonialism. Multiculturalism.

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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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