A educação em direitos humanos dos socioeducadores de adolescentes em conflito com a lei

irandi Pereira, Mauro Mathias Junior

Resumo


Resumo: O tema de reflexão é resultado de pesquisas realizadas no campo da socioeducação em que se figuram o adolescente em conflito com a lei e os profissionais (socioeducadores) do sistema de atendimento. Por adolescente em conflito com a lei, compreende-se aquele sentenciado pela justiça cumprindo medida socioeducativa privativa ou restritiva de liberdade em unidades ou programas de atendimento. Interessa apresentar a configuração da educação em direitos humanos nas propostas de formação permanente dos socioeducadores e sua relação com as práticas de atendimento de adolescentes em medidas de: ‘Internação’, ‘Semiliberdade’, ‘Prestação de Serviços à Comunidade’ e ‘Liberdade Assistida’. São analisadas as propostas de formação continuada da Escola Nacional de Socioeducação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tomando os parâmetros legais e pedagógicos: o projeto político pedagógico, a matriz curricular, conteúdos, estratégias, carga horária e as modalidades de ensino. Busca-se com a presente reflexão verificar a centralidade ou não da “gramática de direitos humanos” nas ações formativas e sua configuração nas práticas de socioeducação com os adolescentes em conflito com a lei. Contudo, não se pode afirmar que a formação continuada dos socioeducadores se configura como uma política nacional de formação. Por outro lado, ao olhar para a história, percebem-se avanços da política desenvolvida pela Escola Nacional de Socioeducação como uma das possibilidades de enfrentamento da cultura punitiva e violenta enraizada nos sistemas de atendimento pelo recorrente descaso das garantias legais e institucionais que incidem no respeito aos direitos humanos de adolescentes em conflito com a lei. 

Palavras-chave: Direitos Humanos. Formação Permanente. Adolescentes. Socioeducação. 

Resumen: Esta reflexión es el resultado de una investigación realizada en el campo de la educación en el desarrollo socio-que incluía a los adolescentes en conflicto con la ley y los profesionales (socioeducadores) el sistema de contestador. Para los adolescentes en conflicto con la ley, se entiende que condenado por la justicia que sirve medida socio-educativa privada o restrictiva de libertad en unidades o programas de atención. Intereses ámbito de la educación presente en los derechos humanos en las propuestas de formación permanente de socioeducadores y su relación con las prácticas de atención de adolescentes en las medidas de: ‘Internamiento’, ‘Gama libre’, ‘Prestación de Servicios a la Comunidad’ y ‘Libertad Asistida’. Estas son propuestas para una educación permanente en la Escuela Nacional de Socioeducation se analizó la Secretaría de Derechos Humanos, tomando parámetros legales y educativos: el proyecto político pedagógico, el plan de estudios, contenidos, estrategias, calendario y modalidades de la educación. Buscar con esta reflexión verificar la centralidad o no de “gramática derechos humanos” en las actividades de formación y su configuración en las prácticas socio-educativos con adolescentes en conflicto con la ley. Sin embargo, no se puede decir que la formación continuada de socioeducadores se configura como una política nacional de formación. Por otro lado, cuando se mira en la historia, que son percibidos avanza la política desarrollada por la Escuela Nacional de Socioeducation como un afrontamiento posibilidades de la cultura punitiva y violenta arraigada en servicio por parte de los sistemas de la indiferencia del demandante de garantías legales e institucionales que se centran en el respeto los derechos humanos de los adolescentes en conflicto con la ley. 

Palabras clave: Derechos humanos. Formación Permanente. Adolescentes. Socioeducation. 

Abstract: The reflection theme is the result of researches conducted in the socio-educational field in which adolescents in conflict with the law and the care system professionals (socio-educators) are presented. Adolescents in conflict with the law are those sentenced for justice and who are serving privation or restrictive of freedom socio-educational measure in units or care programs. The interest lies in presenting the education on human rights settings in the proposals of continuing education for socio-educators and its relationship with adolescent care practices in: ‘Internment measures’, ‘Free range’, ‘Provision of Services to the Community’ and ‘Assisted Freedom’. The are proposals of continuing education at the Socio-education National School from the Presidential Human Rights Secretariat are analyzed, taking legal and educational parameters: the political pedagogical project, the curriculum, content, strategies, timetable and modalities of education. In this reflection, verifying the centrality or not of “human rights grammar” in training activities and its configuration in the socio-educational practices with adolescents in conflict with the law is the search object. However, no one can affirm that the continuing education of socio-educators is configured as a national education policy. On the other hand, when looking back at history, there are perceived advances of the policy developed by the Socio-education National School as one of the confrontation possibilities of punitive and violent culture rooted in the care services because of the recurrent disregard for the legal and institutional guarantees on human rights respect of adolescents in conflict with the law. 

Keywords: Human rights. Continuing Education. Adolescents. Socio-education 


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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