Educação em direitos humanos em Pernambuco: as práticas vivenciadas nas escolas estaduais

Celma Tavares

Resumo


Resumo: A educação em direitos humanos (EDH), área de conhecimento recente na América Latina e no Brasil, implica um processo de formação do sujeito de direito. Nos últimos anos, esse campo tem avançado nos espaços governamentais e não governamentais. Por outro lado, sua inserção na educação formal tem ocorrido, principalmente, com atividades mais pontuais e em menor medida como uma política de sistema envolvendo toda a rede de ensino. Nesta direção, o objetivo deste texto é analisar as práticas e contribuições da EDH, com foco no ensino formal e na experiência de Pernambuco. Sua base de discussão são os estudos sobre EDH realizados no período 2012-2014, com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, a partir de dados coletados na Secretaria de Educação do Estado, nas Gerências Regionais de Ensino e nas escolas. A análise permitiu identificar duas fases desse percurso, que alternou ações de inclusão da EDH por meio da disciplinaridade e da transversalidade. Também foi possível conhecer as estratégias utilizadas e a diversidade dos modos de abordar os conteúdos de direitos humanos. Contudo, identificaram-se fragilidades, como a escassez de formação docente, a carência de materiais específicos e a falta de monitoramento. O que pressupõe a necessidade de reforçar estes campos para que essas lacunas possam ser superadas a fim de melhor articular a prática pedagógica em direitos humanos.. 

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Educação formal. Prática pedagógica. 

Resumen: La educación en derechos humanos (EDH), área de conocimiento reciente en Latinoamérica y en Brasil, implica un proceso de formación del sujeto de derecho. En los últimos años, ese campo viene avanzando en los espacios gubernamentales y no gubernamentales. Por otro lado, su inserción en la educación formal viene ocurriendo, principalmente, por medio de actividades más puntuales y en menor medida como una política de sistema abarcando toda la rede de enseñanza. En esta dirección, el objetivo de este texto es analizar las prácticas y contribuciones de la EDH, con foco en la educación formal y en la experiencia de Pernambuco. Su base de análisis son los estudios sobre EDH realizados entre 2012-2014, con apoyo de la Fundación de Amparo a la Ciencia y Tecnología del Estado de Pernambuco, a partir de datos recolectados en la Secretaría de Educación del Estado, en las Gerencias Regionales de Enseñanza y en las escuelas. El análisis ha permitido identificar dos fases de la trayectoria, que ha alternado acciones de inclusión de la EDH por medio de la disciplinaridad y de la transversalidad. También ha sido posible conocer a las estrategias utilizadas y la diversidad en las formas de abordar los contenidos de derechos humanos. Mientras tanto, se han identificado fragilidades, como la escasez de formación docente, la carencia de materiales específicos y la falta de monitoreo. Lo que presupone la necesidad de reforzar estos campos para que dichas lagunas puedan superarse a fin de mejor articular la práctica pedagógica en derechos humanos. 

Palabras clave: Educación en derechos humanos. Educación formal. Práctica pedagógica. 

Abstract: Human Rights Education (HRE), a recent area of expertise in Latin America and in Brazil, implies a process of formation of the subject of law. In recent years, this field has made progress in governmental and non-governmental spaces. In contrast, its incorporation in formal education has occurred mainly in specific activities, and less so as a systematic policy, that encompasses the complete educational network. In this regard, the purpose of this paper is to analyze the practices and contributions of HRE, focusing on formal education and on the experience of Pernambuco. Its discussion baseline are the studies on HRE conducted between 2012-2014 with the support of the Pernambuco Science and Technology Support Foundation, and the data were collected in the State’s Secretariat of Education, in the Regional Educational Administrations and in the schools. The analysis enabled the identification of two phases in this trajectory, which alternated between actions of inclusion of HRE by the means of disciplinarity and of transversality. It was also possible to know the strategies and the diversity of ways one might approach the contents on human rights. Conversely, frailties were identified, such as the scarcity of teacher training, the shortage of specific materials and the lack of monitoring. That entails the need to reinforce these areas so that these gaps can be resolved in order to better articulate the pedagogical practice in human rights. 

Keywords: Human rights education. Formal education. Pedagogical practice. 


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com