Educação em direitos humanos e interculturalidade

Fabíola Renata Caldas, André Luiz Faisting

Resumo


 

 Resumo: O artigo analisa a relação entre educação em direitos humanos e educação intercultural. Tendo como estudo de caso o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados, investiga se o mesmo atende aos requisitos de uma educação intercultural que contribui para a promoção de direitos humanos dos povos indígenas. Para tanto, inicia com uma discussão sobre o significado de uma educação em direitos humanos e sobre o conceito de interculturalidade para, em seguida, discorrer sobre a educação indígena no Mato Grosso do Sul. Posteriormente, baseado em análise documental e em entrevistas com diversos atores envolvidos no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, aborda questões sobre a cultura guarani e kaiowá e sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso. Além dos referenciais teóricos e conceituais sobre educação, direitos humanos e interculturalidade, a pesquisa teve como referência documentos e marcos jurídicos e normativos acerca dos direitos humanos e sobre a educação indígena no Brasil. 

Palavras-chave: Direitos Humanos; Interculturalidade; Teko Arandu. 

 

Resumen: El artículo analiza la relación entre una educación en derechos humanos y una educación intercultural. Teniendo como estudio de caso el Curso de Licenciatura IntercuItural Indígena Teko Arandu de la UFGD, se busco analizar si el mismo atiende a los requisitos de una educación intercultural que contribuye para la promoción de derechos humanos de los pueblos indígenas. Para eso, se inicia con una discusión sobre el significado de una educación en derechos humanos y sobre el concepto de interculturalidad para, en seguida, escribir sobre la educación indígena en Mato Grosso del Sur. Luego, basándonos en el análisis documental y en contacto con diversos actores envueltos en Curso de Licenciatura IntercuItural Indígena Teko Arandu, aborda asuntos sobre la cultura guaraní y kaiowá y sobre el Proyecto Político Pedagógico del Curso. Además de los referentes teóricos y conceptuales sobre educación, derechos humanos e interculturalidad, la investigación tiene como referencia documentos y marcos jurídicos y normativos acerca de los derechos humanos y sobre la educación indígena en Brasil. 

Palabras clave: Derechos Humanos; Interculturalidad; Teko Arandu. 


Abstract: The article analyzes the relationship between human rights education and intercultural education. Taking as a case of study the Teko Arandu Indigenous Intercultural Licenciature course at Federal University of Grande Dourados, this article investigates whether it meets the requirements of a cultural education that contributes to the promotion of indigenous community human rights. Therefore, it begins with a discussion about the meaning of an education in human rights and about the concept of interculturality. Then we discuss the indigenous education in Mato Grosso do Sul. Based on documentary analysis and interviews with people involved with the Teko Arandu Indigenous Intercultural Licenciature Course, we also address issues about Guarani and Kaiowá culture and about the Political Pedagogical Project of the course. In addition to the theoretical and conceptual references about education, human rights and interculturality, the research had as reference documents and legal and normative frameworks about human rights and indigenous education in Brazil. 

Keywords: Human rights; Interculturality; Teko Arandu.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com