Educação em Direitos Humanos na América Latina e Brasil: princípios e desafios em tempos de restrição de direitos

Maria de Nazaré Tavares Zenaide, Solon Eduardo Annes Viola

Resumo


Resumo: Este texto aborda a educação em direitos humanos como um campo do conhecimento. Para alcançar este objetivo recupera a breve história contemporânea dos direitos humanos considerando suas dimensões de regulação e de emancipação. Considera as dificuldades de produção de uma cultura de direitos humanos como uma decorrência da formação da economia colonial, da formação de uma cultura excludente, voltada para a recusa da cidadania e da participação. Considera a educação em direitos humanos como um caminho, percorrido desde meados do século passado, em busca de superação do autoritarismo e da formação da democracia. Refaz os caminhos das políticas públicas em educação em direitos humanos em suas dimensões locais regionais e internacionais. Situa algumas das dificuldades que a segunda década do século XXI apresenta para a educação em direitos humanos e, no limite, para a democracia destacando os encaminhamentos já feitos pelos educadores em busca da consolidação de uma sociedade capaz de se mover em busca de liberdade, igualdade e fraternidade. 

Palavras-chave: Direitos humanos. Democracia. Cultura de direitos Humanos.  

 

Resumen: Este texto aborda la educación en derechos humanos como un campo del conocimiento. Para alcanzar este objetivo recupera la breve historia contemporánea de los derechos humanos considerando sus dimensiones de regulación y de emancipación. Considera las dificultades de producción de una cultura de derechos humanos como consecuencia de la formación de la economía colonial, de la formación una cultura excluyente, orientada hacia el rechazo de la ciudadanía y la participación. Considera la educación en derechos humanos como un camino, recorrido desde mediados del siglo pasado, en busca de superación del autoritarismo y de la formación de la democracia. Refleja los caminos de las políticas públicas en educación en derechos humanos en sus dimensiones locales regionales e internacionales. Situa algunas de las dificultades que la segunda década del siglo XXI presenta para la educación en derechos humanos y, en el límite, hacia la democracia destacando los encaminamientos ya hechos por los educadores en busca de la consolidación de una sociedad capaz de moverse en busca de libertad, igualdad y fraternidad.

Palabras clave: Educación, Democracia, Cultura de derechos humanos

  

Abstract: This text approaches human rights education as a field of knowledge. To reach this objective, it recovers the brief contemporary history of human rights, considering its dimensions of regulation and emancipation. It considers the difficulties of production in a human rights culture as a result of the formation of the colonial economy, in a formation of an exclusionary culture, aimed to refuse citizenship and participation. It considers human rights education as a path, pursued since the middle of the last century, seeking in authoritarism overcoming and the formation of democracy. It rethinks the ways of public policies in human rights education in its locals and international dimensions. It sets out some of the difficulties that the second decade of the twenty-first century presents for human rights education and, in the limit, for democracy, highlighting the referrals already made by educators in search of the consolidation of a society able to move seeking freedom, equality and fraternity.

Keywords: Education. Democracy. Culture of human rights.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com