Percepções e sentidos sobre o projeto “Escola Sem Partido”

Regina Rodrigues Costa, Keycie Veloso Barros, Aida Monteiro Silva

Resumo


Resumo: Este artigo aborda como surgiu Escola Sem Partido (ESP), e suas repercussões, na visão dos/as servidores/as do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) sobre esse Programa. Temos por objetivo compreender as percepções e sentidos que os/as profissionais da área de educação têm sobre ESP. Para isso, trabalhamos com os conceitos de educação, liberdade de expressão e liberdade de ensinar. Nosso aporte teórico é referenciado nas contribuições de Paulo Freire, em que buscamos compreender porque as ideias desse educador têm sido duramente perseguidas e atacadas pelo Movimento Escola Sem Partido. Aplicamos um questionário estruturado, como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa para subsidiar a análise de dados, fazemos uso da revisão bibliográfica para dar conta da construção teórica. Como resultados, identificamos servidores/as (técnicos/as administrativos/as e professores/as) do IFPB que já foram censurados/as ao expor determinados conteúdos e temáticas, que há profissionais da educação apoiadores do Movimento no IFPB, e uma parcela dos/as que apoiam ou afirmam conhecer o Movimento não possuem dimensão da real atuação e ataque do ESP.

Palavras-chave: Educação. Liberdade de Ensinar. Escola Sem Partido. 

  

Resumen: Este articulo analiza cómo surgió el programa “Escuela Sin Partido” (ESP), y sus repercusiones en la visión de los servidores del Instituto Federal de Paraíba (IFPB) sobre ese Programa. Tenemos como objetivo comprender las percepciones y sentidos que los profesionales del área de educación tienen sobre la ESP. Para eso, trabajamos con los conceptos de educación, libertad de expresión y libertad de enseñar. Nuestro aporte teórico es referenciado en las contribuciones de Paulo Freire, donde buscamos comprender por qué las ideas de este educador han sido fuertemente perseguidas y atacadas por el Movimiento Escuela Sin Partido. Aplicamos un cuestionario estructurado, como metodología, adoptamos un enfoque cualitativo para respaldar el análisis de los datos, hicimos uso de la revisión bibliográfica para explicar la construcción teórica. Como resultado, identificamos a los servidores (técnicos administrativos y profesores) del IFPB que ya han sido censurados al exponer ciertos contenidos y temáticas, que hay profesionales de la educación quienes apoyan el Movimiento en el IFPB, y una parte de quienes apoyan o afirman conocer el Movimiento no poseen una dimensión del acto y ataque real del ESP.

Palabras clave: Educación. Libertad de Enseñar. Escuela Sin Partido.

 

Abstract: This article discusses how the “Escola Sem Partido” program (ESP) emerged, and its repercussions, in the view of the servers/the Instituto Federal da Paraíba (IFPB), on this program. We aim to understand the perceptions and meanings that the professionals in the education area have about ESP. For this, we work with the concepts of education, freedom of expression and freedom of teaching. Our theoretical contribution is referenced in contributions of Paulo Freire, in which we seek to understand why the ideas of this educator have been harshly persecuted and attacked by the “Escola sem Partido” movement. We applied a structured questionnaire, as a methodology, we adopt a qualitative approach to subsidize the data analysis, we make use of the bibliographic review to attain the theoretical construction. As a result, we identified the IFPB (technical/administrative/teachers) servers that were already censored when exposing certain contents and themes, that there are professionals of the education supporters of the movement in IFPB, and a portion of that support or claim to know the movement do not know the dimension of the real action and attack of ESP.  

Keywords: Education. Freedom of teaching. Escola sem Partido.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com