Elementos históricos, conceituais e político-pedagógicos da educação em direitos humanos

José Rodrigo Barth Adams, Mariana Pfeifer

Resumo


Resumo: O presente artigo se desafia a discutir os elementos históricos, conceituais e político-pedagógicos acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH) na contemporaneidade, dando ênfase aos aspectos que se aproximam do que seria uma Educação em Direitos Humanos potencialmente transformadora e emancipatória, isto é, contra hegemônica. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico e documental, pelo qual se identificou a acepção histórica da EDH no Brasil, desde os movimentos operados pela sociedade civil até as indicações político-pedagógicas que se estabeleceram no campo normativo nacional. E, ainda, construiu-se uma análise sobre os elementos teóricos, conceituais e político-pedagógicos que vão conformar uma direção educacional e pedagógica à Educação em Direitos Humanos, evidenciando o debate contemporâneo que vai ganhando espaço e densidade conceitual e metodológica, ao passo em que se insere no campo da defesa dos Direitos Humanos, da criação de uma cultura da não violência, da tolerância, do respeito e da igualdade.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Políticas educacionais. Perspectiva político-pedagógica.

  

Resumen: Este artículo se propone a discutir los elementos históricos, conceptuales y político-pedagógicos acerca de la Educación en Derechos Humanos (EDH) en la contemporaneidad, enfatizando aspectos que se acercan a lo que sería una Educación en Derechos Humanos potencialmente transformadora y emancipadora, es decir, contra hegemónica. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico y documental, por lo cual se identificó la acepción histórica de la EDH en Brasil, desde los movimientos operados por la sociedad civil hasta las indicaciones político-pedagógicas que se establecieron en el campo normativo nacional. Además, se construyó un análisis sobre los elementos teóricos, conceptuales y político-pedagógicos que van a conformar una dirección educacional y pedagógica a la Educación en Derechos Humanos, evidenciando el debate contemporáneo que está ganando espacio y densidad conceptual y metodológica, al paso que se inserta en el campo de la defensa de los derechos humanos, la creación de una cultura de la no violencia, de la tolerancia, del respeto y de la igualdad.

Palabras clave: Educación en derechos humanos. Políticas educativas. Perspectiva político-pedagógica.

  

Abstract: This article challenges to discuss  historical, conceptual and political-pedagogical elements  of contemporary Human Rights Education (HRE), emphasizing aspects that approach what would be a potentially, transformative, and emancipatory Human Rights Education, that is, against hegemonic. To this end, a bibliographical and documentary study was carried out, identifying the historical meaning of HRE in Brazil, from movements operated by civil society to political-pedagogical indications that were established in the Brazilian normative field. Also, an analysis was carried out on the theoretical, conceptual and political-pedagogical elements that will shape an educational and pedagogical direction to Human Rights Education, highlighting the contemporary debate that is gaining ground and conceptual and methodological density, as long as part of the defense of human rights, the creation of a culture of non-violence, tolerance, respect, and equality.

Keywords: Human rights education. Educational policies. Political-pedagogical perspective.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com