A Educação em Direitos Humanos na Universidade Estadual de Campinas (2006-2017)

Thais Aparecida Dibbern, Milena Pavan Serafim

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário dos direitos humanos (DH) e da Educação em Direitos Humanos (EDH) na Universidade Estadual de Campinas, sob a perspectiva da produção de conhecimentos. Metodologicamente, foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica acerca da EDH, bem como através do levantamento de dados quantitativos relativos aos projetos de pesquisa desenvolvidos entre o período de 2006 a 2017. Como resultados principais destacam-se: I. em relação à pesquisa em direitos humanos e em EDH na Unicamp, têm-se maior participação das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; II. a maior parte dos projetos de pesquisa em DH identificados contemplam as categorias de “gênero, classe e raça”, bem como a categoria de “tecnologia, produção e trabalho”; III. especificamente em relação à EDH, destacam-se as temáticas do “direito à educação” e “direito ao meio ambiente”; IV. não foi possível localizar uma pesquisa específica com os termos “educação em/para os direitos humanos” na Universidade no período consultado.

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Ensino superior. Pesquisa. Produção de conhecimento. Unicamp.

 

Resumen: Este artículo pretende presentar el escenario de los derechos humanos (DH) y la Educación en Derechos Humanos (EDH) en la Universidad Estatal de Campinas, desde la perspectiva de la producción de conocimiento. Metodológicamente, se realizó sobre la base de una revisión bibliográfica sobre EDH, así como la recopilación de datos cuantitativos sobre proyectos de investigación desarrollados entre 2006 y 2017. Los principales resultados incluyen: I. en relación con la investigación sobre derechos humanos y la EDH en Unicamp, existe una mayor participación de las áreas de Ciencias Humanas y Ciencias Sociales Aplicadas; II. la mayoría de los proyectos de investigación en DH identificados incluyen las categorías “género, clase y raza” y “tecnología, producción y trabajo”; III. específicamente en relación con la EDH, se destacan los temas del “derecho a la educación” y el “derecho al medio ambiente”; IV. no fue posible encontrar una investigación específica con los términos “educación en/para los derechos humanos” en la Universidad nel periodo consultado. 

Palabras clave: Educación en derechos humanos. Educación superior. Investigación. Producción de conocimiento. Unicamp.

  

Abstract: This article aims to present the scenario of human rights (HR) and Human Rights Education (HRE) at the University of Campinas, from the perspective of knowledge production. Methodologically, it was carried out based on a bibliographic review about EDH, as well as the collection of quantitative data on research projects developed between 2006 and 2017. Main results included: I. in relation to research on human rights and HRE in Unicamp, there is a greater participation of the areas of Human Sciences and Applied Social Sciences; II. most HR research projects identified include “gender, class and race” and “technology, production and work” categories; III. specifically in relation to HRE, the themes of the “right to education” and “right to the environment” stand out; IV. it was not possible to find a specific research with the terms “education in/for human rights” at University in the consulted period. 

Keywords: Human rights education. High education. Research. Knowledge production. Unicamp.


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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