O desafio da formação e do trabalho do jornalista na “era da informação”

Antônio Francisco Magnoni, Bibiana Alcântara Garrido

Resumo


As novas Diretrizes Curriculares Nacionais delimitam o campo de formação conceitual e profissional específica, ao retirar o Jornalismo da condição de subárea da Comunicação Social e nominar o profissional formado como Bacharel em Jornalismo. Entre os aspectos fundamentais dos novos currículos que deverão ser concluídos em 2015, estarão a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática e a adoção obrigatória do estágio supervisionado de 200 horas. Para os docentes de Jornalismo, é um desafio cada dia mais árduo motivar e possibilitar a formação consistente e atualizada para seus alunos, que nascem e crescem sob a influência cotidiana de uma cultura midiática pós-moderna cada vez mais imersiva e individualizada.


Palavras-chave


Jornalismo Convergente, Colaborativo e Cidadão; Extensão Universitária; Estágio Profissional.

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