O momento do Jornalismo: Entre a Cultura e a Técnica da Notícia

Luís Francisco Munaro

Resumo


A história do jornalismo produziu uma série de leituras sobre o evento identificado com a Gênese ou a invenção da profissão. Dentre estas, podemos distinguir uma que, tomando como ponto de partida a “cultura de notícias” na Itália renascentista lá encontra o primeiro esboço do jornalismo, e outra que descobre essa mesma arquitetura profissional no desenvolvimento de padrões textuais normatizados por uma técnica, na Era Industrial. Utilizando essas duas versões como ponto de partida, este artigo pretende fornecer uma noção mais precisa do fenômeno jornalismo, a partir da busca por uma mentalidade de época, configuração de público, exercício de crítica e liberdade de imprensa. Parte da ideia de que não se pode, efetivamente, fazer uma história do jornalismo sem analisar suas preocupações institucionais e contextuais, sua recepção pelo público e a criação de convenções e estruturas discursivas fortemente dependentes do mesmo público – nunca estagnadas ou metafísicas, já que perfeitamente mutantes. Noutras palavras, busca demonstrar que não é possível fazer uma história do jornalismo independente da própria História.

Palavras-chave


História do jornalismo; História Moderna; Cultura da notícia; Objetividade; República das Letras

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIERATO, Federico e BOSCOLO, Cinzia. “Editoria a venezia nei secoli d’oro”. s/d. http://www.venicefoundation.org/pdf/vif27specialeeditoriavenezia.pdf. Acesso em Março de 2015.

BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Cia das Letras, 2013.

CHALABY, Jean. “Journalism as an anglo-american invention”. 1996. http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic1347207.files/Chalaby%20journalism.pdf Acesso em Março de 2017.

GOZZINI, Giovanni. Storia del giornalismo. Milano: Bruno Mondadori, 2011.

HARTLEY, John. Popular reality: Journalism, Modernity, Popular Culture. New York: Oxford University, 1996.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos de História do Pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

MELTON, James van Horn. The rise of the public in Enlightenment Europe. Cambridge: Cambrige University Press, 2001.

PALAZZO, Chiara. Nuove d’Europa e di Levante. Il network veneziano dell’informazione agli inizi dell’Età Moderna (1490-1520). 2011. Disponível em http://dspace.unive.it/handle/10579/1264 Acesso em março de 2017.

SOUSA, Jorge Pedro. Breve história do jornalismo no Ocidente. s/d. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-uma-historia-breve-do-jornalismo-no-ocidente.pdf Acesso em Março de 2017

RÉTAT, Pierre e SGARD, Jean. Presse et histoire au XVIIIeme siècle. L´année 1734. Paris: CNRS, 1978.

ROWLAND, Ingrid. A Contemporary Account of the Ensisheim Meteorite, 1492. 1990. Disponível em: http://adsabs.harvard.edu/full/1990Metic..25...19R Acesso em Março de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.