A identidade do negro e a questão das cotas raciais na mídia brasileira e na mídia local

Giovani Vieira Miranda, Millena Grigoleti da Silva

Resumo


Após reivindicações de movimentos políticos e populares, foi aprovada em agosto de 2012 a Lei das Cotas, que prevê que 50% das vagas de faculdades e instituições de ensino superior federais seja reservada para estudantes de rede pública de ensino e autodeclarados negros. Apesar de um avanço, essa não é necessariamente uma vitória dos negros, dos indígenas ou dos mestiços. Na educação brasileira e na sociedade de um modo geral, de acordo com dados estatísticos aqui apresentados, as duas principais etnias escravizadas pelos portugueses e que deram origem a população colonial brasileira, continuam a ser marginalizadas e a ter acesso a menos oportunidades sociais. A mídia se apresenta como um dos principais reprodutores dessa lógica. O artigo buscará avaliar essa questão, analisando o comportamento midiático em relação ao negro e às políticas de inclusão, especificamente as cotas raciais.

Palavras-chave


Bauru; Comunicação; Cotas; Mídia; Negro

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