Blogs Literários: investigações sobre a audiência a partir da perspectiva dos Usos e Gratificações

Francielle Couto Santos, Érika Letícia de Oliveira Rodrigues, Raquel Marques Carrico Ferreira

Resumo


Considerados como espaços de criação e publicação de textos independentes, além de ser uma ferramenta útil na divulgação editorial, os blogs literários são mantidos por autores desconhecidos que buscam interação social e reconhecimento dentro do universo cibernético. Diante disso, este artigo traz como análise as principais motivações que levam a audiência ao consumo desses blogs, apoiada na teoria dos Usos e Gratificações. Para chegar ao alvo proposto, a priori, foram aplicadas teses que permitiram uma formulação conceitual do objeto de estudo, seguido pela aplicação de investigação qualitativa indutiva que constatou os motivos de exposição aos blogs literários, suas principais interações e grau de importância atribuído a estes conteúdos.


Palavras-chave


Blogs literários; Exposição e Consumo; Usos e Gratificações; Audiência.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Adriana; RECUERDO, Raquel; MONTARDO, Sandra Portela. Blogs: Mapeando um objeto. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia – GT História da Mídia Digital; 2008, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2008.

AMORIM, Ricardo; VIEIRA, Eduardo. Blogs – Os campeões de audiência. Revista Época, São Paulo. Disponível em:< http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR74959-6014,00.html >. Acesso em: 18 jan. 2014.

CASSIANI, S. de B.; CALIRI, M.H.L.; PELÁ, N.T.R. ‘’A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa’’. Rev.latino-am.enfermagem, v. 4, n. 3, p. 75-88, dezembro, 1996.

FERREIRA, Raquel Marques Carriço. A Experiência da Audiência das Telenovelas em Portugal. 2011. Tese (Doutorado em Cinema e Televisão) – Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

FERREIRA, Raquel Marques Carriço. A perspectiva de Usos e Gratificações sobre o impasse do consumo dos meios. In: Colóquio Binacional Brasil – México: 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ESPM, 2009.

FERREIRA, Raquel Marques Carriço. A perspectiva de Usos e Gratificações sobre o consumo dos conteúdos de mau gosto. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 01, p. 14-26, 2011.

FERREIRA, Raquel Marques Carriço; FELIZOLA, Matheus. Grounded Theory: uma experiência metodológica. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, v. 03, p. 7-19, 2012.

FLOR, Gisele. A Teoria dos Usos e Gratificações Em Revistas Adolescentes. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: 2010, Caxias do Sul. Anais... Caixias do Sul: UCS, 2010.

KLEIN, Kelvin Falcão. Impressão do leitor comum na internet ajuda estratégias das editoras. Folha de São Paulo, São Paulo, maio, 2013. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/05/1276824-analise-impressao-do-leitor-comum-na-internet-ajuda-estrategias-das-editoras.shtml>. Acesso em: 20 jan. 2014.

LOUVEN, Railane Sobreira. A importância dos blogs literários para o mercado editorial. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Carioca, Rio de Janeiro, 2013.

LOYOLA, Darshany; MALINI, Fábio. Blogosfera Literária: Gêneros, Temas, Hipertextualidade e Participação do Leitor. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação: 2010, Vitória. Anais... Vitória: UFES, 2010.

TORRES, Felipe. Blogs literários ganham espaço em parceria com editoras. Diário de Pernambuco, Pernambuco, outubro, 2013. Disponível em:< http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/10/02/internas_viver,465563/blogs-literarios-ganham-espaco-em-parceria-com-editoras.shtml>. Acesso em: 20 jan. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.