A Economia no semanário Bundas

Caroline Gonçalves Taveira

Resumo


Este artigo é uma síntese da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da UNESP de Bauru, que pretendeu analisar o semanário Bundas, através de uma análise textual inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), destacando as formas de exercício do jornalismo econômico. O principal objetivo deste trabalho foi mostrar como o jornalismo econômico pode se tornar compreensível a qualquer público leitor. Dentre algumas teorias e análises, buscamos denotar como a imprensa alternativa pode contribuir para facilitar a compreensão da informação econômica e deixá-la ao entendimento não só de pessoas envolvidas no universo econômico, como também àqueles leitores que não estão familiarizados com os jargões do jornalismo econômico.


Palavras-chave


imprensa alternativa; jornalismo econômico; Bundas; grande imprensa e humor.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BETING, Joelmir. Na prática a teoria é outra. Os fatos e as versões da economia. São Paulo: Impres, 1982.

BIONDI, Aloysio. A linguagem na reportagem econômica. Seminário de Técnica de Jornalismo, 1. Rio de Janeiro: ABI, 1974 (Coleção Comunicação Hoje), 1974.

FERNANDES, Millôr. Imprensa Alternativa & Literatura - os Anos de Resistência. Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular. Rio de Janeiro: RioArte, 1987.

GUIMARÃES, M.M.M. Crise, reestruturação produtiva e trabalho nas regiões metropolitanas brasileiras. Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, nº 119 (62), 2002. [ISSN: 1138-9788] http://www.ub.es/geocrit/sn/sn119-62.htm.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa. Edições de 1991 e 2003.

MARCONDES FILHO, Ciro. A saga dos cães perdidos. Série Comunicação e Jornalismo. 2ª edição, São Paulo: Hacker Editores Jornalismo, 2002. fin-de-siècle. 1ª ed. São Paulo: Scritta, 1993.

MATTOSO, J. Brasil desempregado. São Paulo/ Diese: Fundação Abramo/Diese, 1999.

SOUZA, Luciana Coutinho Pagliarini de. Charge política: O poder e a fenda. São Paulo: PUC, 1986. (Dissertação parcial para o título de mestre).

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

Periódicos

Bundas, edição 1, 1999.

Bundas, edição 8. 1999.

Bundas, edição 41, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.