Olhares sobre Comunicação Alternativa no Brasil – uma abordagem sobre mídias independentes, comunitárias e populares.

Anna Flávia Feldmann

Resumo


O presente artigo visa ponderar sobre os novos e antigos canais e modos de produção da comunicação alternativa, pesquisando sobre possibilidades de atuação fora dos veículos convencionais da grande imprensa. O objetivo é desvendar estratégias e métodos diferentes de atuação, debatendo questões sobre o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos, a censura e a experiência livre do jornalismo em diversas mídias. A ideia é contribuir para um diálogo amplo utilizando-se da mídia como expressão política, cultural e ideológica na luta por transformações históricas e pelas modificações das realidades sociais estabelecidas. Busca-se exemplificar ações midiáticas que superaram a superficialidade das circunstâncias e o predomínio das fontes oficiais para atingir o conjunto da práxis social e a comunidade como um todo.


Palavras-chave


Jornalismo, comunicação alternativa, mídias independentes e mídias comunitárias

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