O telejornalismo e a luta por reconhecimentos: como as narrativas midiáticas podem atuar na autonomia ou não dos sujeitos

Livia Fernandes Oliveira

Resumo


O presente artigo busca refletir como as narrativas telejornalísticas podem ser relevantes no processo de autonomia do sujeito. Pretendemos observar, a partir das contribuições da teoria da luta pelo reconhecimento de Axel Honneth (2003) como as representações jornalísticas na TV podem atuar na luta pelo reconhecimento justificado ou se são estratégias que se aproximam mais do reconhecimento ideológico. Visamos compreender como a questão da visibilidade é importante no processo de identificação dos sujeitos e na busca por autonomia, e relacionar os ideais da produção telejornalística e sua relevância para a sociedade contemporânea, a fim de inferir como esta representação pode atuar na luta pelo reconhecimento e consequentemente na autonomia ou não dos sujeitos.


Palavras-chave


telejornalismo; reconhecimento; autonomia dos sujeitos.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Beatriz & BUSTAMANTE, Celeste González. The past and the future of Brazilian television news. In: Journalism, Vol. 10, 2009; p. 45-68.

COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do telejornalismo brasileiro: a estrutura narrativa das notícias em TV. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

_______. Séries de reportagem em televisão: Reflexão sobre um possível Telejornalismo interpretativo. In: Intercom. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0588-2.pdf > acesso em 20 de julho de 2012-09-06

COUTINHO, Iluska; MATA, Jhonatan. Dos personagens à incorporação do público: uma análise sobre o lugar do cidadão no telejornalismo. In: VIZEU, Alfredo, PORCELLO, Flávio, COUTINHO, Iluska (Org.). 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica. Florianópolis: Insular. 2010, p.

FRANÇA, Vera. A TV, a janela e a rua. In: Narrativas televisivas. Vera França (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 13-45

GARCÊS, Regiane; CAL, Danila. Deslizes morais na cena midiática: reprodução da intolerância ou oportunidade para novas gramáticas morais?. In: Anais XXII Encontro Anual da Compós. Salvador: UFBA, 2013.

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Luis Repa. São Paulo: Ed.34, 2003.

_______. Recognition as ideology. In: Bert Van Den Brink, and David Owen. Recognition and power: Axel Honneth and the tradition of critical social theory. New York: Cambridge University Press. 2006, p. 323-347

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru: EDUSC, 2001.

KOVACH, Bill ; ROSENSTIEL, Tom. Os Elementos do Jornalismo: O que os profissionais de jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto: Porto Editora, 2005.

LARSON, Stephnie G. Representations of racial-minority Mass Politics. In: ___. Media and minorities. The politics of race in new and entertainment. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, 2006, p.13-21 e 81-93

MAIA, R. C. M. ; CAL, Danila. Recognition and Ideology: tensions in Honneth’s justified and ideological recognition for rethinking the case of child domestic labor. In: Maia, R. Recognition and the Media. London: Palgrave McMillan. (manuscrito não publicado).

STEINER, J. Rationality and stories in deliberative Justification. In:__. The Foundations of deliberative democracy. Empirical research and normative implications. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2012, p. 57-87.

VIZEU, Alfredo; SIQUEIRA, Fabiana Cardoso. O telejornalismo: o lugar de referência e a revolução das fontes. In: VIZEU, Alfredo, PORCELLO, Flávio, COUTINHO, Iluska (Org.). 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica. Florianópolis: Insular. 2010. p. 83-99.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.