O Jornalista Assessor de Imprensa: O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de imprensa de Natal-RN

Juliana Bulhões Alberto Dantas, Juciano de Sousa Lacerda

Resumo


É comum, ao jornalista brasileiro, exercer funções relacionadas à comunicação organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vínculos empregatícios em empresas da mídia e fora da mídia, o que gera uma situação profissional complexa no que diz respeito à identidade, ao ethos e à ética. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa foi investigar como se dá a prática profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redações jornalísticas televisivas e assessorias de imprensa em Natal-RN. A base metodológica foi pautada na etnometodologia, na entrevista em profundidade e na pesquisa quantitativa.


Palavras-chave


Jornalismo. Assessoria de imprensa. Ethos jornalístico. Identidade jornalística.

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