Representações sociais dos moradores de rua no jornal Correio Braziliense: exclusão, dessemelhança e violência

Fernanda Vasques Ferreira, Maira Pinheiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais sobre a população de rua no jornal Correio Braziliense, veículo de comunicação tradicional do Distrito Federal. Foi feita análise de conteúdo das matérias publicadas de novembro 2013 a janeiro de 2014 no respectivo veículo. O trabalho tem como problema de pesquisa: que representações sociais têm os moradores de rua no jornal Correio Braziliense? Como referencial teórico-metodológico adotou-se a revisão bibliográfica sobre a teoria de representação social proposta por Sèrge Moscovici, além de autores da comunicação que discutem temáticas que envolvem essa proposta de pesquisa. Esse trabalho se justifica à medida que contribui para reflexões sobre as produções jornalísticas em relação às populações excluídas e marginalizadas e sinaliza para a necessidade da continuidade dos estudos que abordem a temática.


Palavras-chave


moradores de rua, representação social, Correio Braziliense.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1977.

CHAMPAGNE, Patrick. A visão mediática. In: BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

DUARTE, Jorge & BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010

ESCOREL, Sarah. Vivendo de teimosos: moradores de rua da cidade do Rio de Janeiro. In: BURSZTYN, Marcel (org.). No meio da rua: nômades, excluídos, Florianópolis: Insular, 2ª Ed., 2005. Interpretativa transnacional. Vol. II. Florianópolis: Insular, 2005.

MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, 2008.

MOSCOVICI, S. O fenômeno da representação social. In: Far r, R. M. e Moscovici, S. (eds.). Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigação em psicologia social.

Petrópolis: Vozes, 2007.

MOSCOVICI, S. (2003). Representações sociais: investigações em psicologia social, trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes.

PROJETO RENOVANDO A CIDADANIA. Pesquisa sobre população em situação de rua no Distrito Federal. Fundação de Apoio à Pesquisa - Distrito Federal (FAP/DF) Disponível em http://www.neppos.unb.br/publicacoes/CP191211_13h12-renovando-a-cidadania.pdf Acesso em abril de 2014.

TIBURI, Márcia. Ninguém mora onde não mora ninguém. Cult – Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, nº 155, ano 14, p. 27, março de 2011.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.