O Princípio da Liberdade de Expressão e o Jornalismo: da palavra impressa à imagem ao vivo e ao espetáculo

Nara Lya Simões Caetano Cabral

Resumo


Neste trabalho, propomos uma revisão conceitual a fim de discutir o caráter histórico do conceito de liberdade de expressão e as diferentes modulações por ele sofridas com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, da palavra impressa à imagem ao vivo. Além disso, com base no conceito de “valor de gozo” proposto por Eugênio Bucci, refletimos sobre o caso do humor politicamente incorreto, de modo a compreender o funcionamento da indústria do imaginário na lógica do espetáculo e observar alguns dos limites que marcam, hoje, o debate sobre liberdade de expressão. 


Palavras-chave


liberdade de expressão; imprensa; imagem; espetáculo; humor politicamente incorreto.

Texto completo:

PDF

Referências


BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

BUCCI, Eugênio. “Em torno da instância da imagem ao vivo”. Revista Matrizes, ano 3, nº. 1, ago/dez 2009, pp.65-79.

BUCCI, Eugênio. “O olho que vaza o olho”. In: NOVAES, Adauto (org.). A experiência do pensamento. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2010, pp. 289-321.

BUCCI, Eugênio. “Hegemonia de significado e hegemonia de significante”. Revista Rio de Janeiro, v. 15, 2005, pp. 91-101.

BUCCI, Eugênio. “A fabricação de valor na superindústria do imaginário”. Communicare: Revista de pesquisa. Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, São Paulo, v. 2, n. 2, 2002, pp. 56- 72.

BUCCI, Eugênio. “Ubiquidade e instantaneidade no telespaço público: algum pensamento sobre televisão”. Caligrama. ECA/USP, São Paulo, v. 2, 2007, pp. 1-27.

COSTA, Cristina. “Opinião Pública, comunicação, liberdade de expressão e censura”. In: COSTA, Cristina (Org.). Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão. São Paulo: Intercom, 2013.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

PAGANOTTI, Ivan. “A discussão da visibilidade e a revisão da censura na esfera pública”. In: Anais do II Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo. São Paulo: FFLCH-USP. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2014.

PETLEY, Julian. Censoring the word. Londres/Nova Iorque/Calcutá: Seagull, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.