Com a Porta de Saída Aberta: Uma Análise do Discurso da Revista Veja em Torno de Dilma Rousseff

Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha

Resumo


A atual conjuntura política e social do Brasil nos convoca ao exame das articulações midiáticas em torno daqueles que têm protagonizado esse contexto. Para o presente artigo selecionamos a figura da presidente em afastamento, Dilma Rousseff, objetivando entender, a partir da análise de três capas da Revista Veja, veiculadas ao longo dos anos de 2015 e 2016, quais os sentidos articulados em torno da figura da primeira presidente mulher do Brasil, no período que antecedeu o seu afastamento do cargo. Assim, tanto nos valemos metodologicamente como também propomos uma reflexão teórica acerca da Análise de Discurso de Linha Francesa (ADF), a partir de Orlandi, Baccega, Gregolin, entre outros. E ainda, para corroborar nossa investigação, trazemos reflexões pertinentes aos enunciados midiáticos a partir de Baccega, Escosteguy, Canclini, Kellner e Gregolin. Comunicação; Mídia; Análise de Discurso de Linha Francesa; Dilma Rousseff.


Palavras-chave


Comunicação; Mídia; Análise de Discurso de Linha Francesa; Dilma Rousseff.

Texto completo:

PDF

Referências


BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: história e literatura. SP: Ática, 1995.

_______________. Narrativa ficcional de televisão: encontro com os temas sociais. Comunicação & Educação, Brasil, n. 26, p. 7-16, jan/abr. 2003.

BAKTHIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARBOSA, P. L. N. O papel da imagem e da memória na escrita jornalística da história do tempo presente. In: GREGOLNI, M. R. (org.). Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. p. 11-73. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FERRERIA, M. C. L. Análise do Discurso no Brasil: notas à sua história. In: Fernandes, C. A.; Santos, J. B. C (orgs.). Percursos da Análise do Discurso no Brasil. São Paulo: Editora Claraluz, 2007.

GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. In: Comunicação, Mídia e Consumo. vol. 4, n. 11, p. 11-25, 2007.

KELLNER, Douglas. A cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. p. 9-43. São Paulo: EDUSC, 2001.

LONARDONI, M. O discurso da ascensão, auge e queda de Antonio Palocci, na ótica das capas de Veja. In: NAVARRO, P. (org.). Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e métodos. São Carlos: Claraluz, 2006.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.

SCHAFF, A. Lenguaje y acción humana. In: SCHAFF, Adam. Ensayos sobre filosofia del lenguaje. Barcelona: Ariel, 1973. p. 124-145.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.