Enunciação Jornalística no Contexto das Sociedades Midiatizadas

Rafael Drumond, Paula Gomes, Wilson Milani

Resumo


O presente artigo aborda a produção jornalística no contexto de midiatização das sociedades contemporâneas. A reflexão se volta para as modalidades interacionais inauguradas pela emergência de novas disposições sociotécnicas, agora, atravessadas pela coexistência de diferentes modos de produção, circulação e consumo jornalísticos. Busca-se, assim, evidenciar como a zona de enunciação jornalística se conforma na condição de indutora interacional. Procura-se, também, entender as possibilidades de reconfiguração da gestão e do compartilhamento de informações nas sociedades midiatizadas. Por fim, o artigo problematiza o perspectivismo epistemológico que, não raro, polariza os estudos voltados para esse campo a partir de motivações teórico-conceituais que oscilam entre o otimismo ingênuo e o negativismo imponderado.


Palavras-chave


Interação Midiatizada; Jornalismo contemporâneo; Mediação

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, José Luiz. Sobre “mediatização” como processo interacional de referência. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15, 2006, Bauru-SP. Anais... Bauru: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2006a. 350 p.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 698 p.

FAUSTO NETO, Antônio. A midiatização jornalística do dinheiro apreendido: das fotos furtadas à fita leitora. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 16, 2007. Curitiba-PR. Anais... Curitiba: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. Matrizes, São Paulo, v.1, n.2, jan/jun, 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2013.

FONSECA, Virginia; LINDEMANN, Cristiane. Jornalismo participativo na internet: repensando algumas questões técnicas e teóricas. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 16, 2007. Curitiba-PR. Anais... Curitiba: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

HOUAISS, Instituto Antônio. Mediador. In: HOUAISS, Instituto Antônio. Mediador. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão monousuário 3.0. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 2009.

JAMIL, Francisco. Níveis de participação dos cidadãos na internet: Um exame dos websites de senadores brasileiros e norte-americanos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 16, 2007. Curitiba-PR. Anais... Curitiba: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

PENA, Felipe. A TV digital no imaginário tecnológico: identidades, mediação e sociabilidade nas fantasias do telejornalismo online. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 13, 2004, São Bernardo do Campo-SP. Anais... São Bernardo do Campo: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

PEREIRA, Alfredo. Telejornalismo: o conhecimento do cotidiano. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 14, 2005. Niterói-RJ. Anais... Niterói: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

RESENDE, Fernando. O olhar às avessas – a lógica do texto jornalístico. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 13, 2004. São Bernardo do Campo-SP. Anais... São Bernardo do Campo: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2004. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2013.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 268 p.

TAVARES, Frederico de Mello Brandão. Os processos midiáticos para além da mídia. ANIMUS – Revista Interamericana de comunicação midiática, Santa Maria. v. 6, n. 2, jul/dez. 2007. (Mestrado em Comunicação da UFSM).

TRIVINHO, Eugênio. Cibercultura, sociossemiose e morte: sobrevivência em tempos de terror democrático. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 12, 2003. Recife-PE. Anais... Recife: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.