Além do Jornalismo

Mark Deuze, Tamara Witschge

Resumo


O jornalismo desfruta de uma história rica e relativamente estável de profissionalização. Os estudiosos provenientes de uma variedade de disciplinas diferentes têm teorizado essa história, formando um corpo consistente de conhecimentos codificados em manuais nacionais e internacionais e em comentadores canônicos. Esse sonho modernista de coerência e consenso é uma falácia. Neste artigo, nós abordaremos as maneiras como as abordagens e entendimentos acadêmicos dominantes para o jornalismo não combinam com a variedade de práticas que compõem a produção de notícias. Nós desafiaremos a (auto)apresentação consensual do jornalismo - em termos de sua ideologia ocupacional, de sua cultura profissional,  de sua sedimentação nas rotinas e estruturas organizacionais (redação) – e abordaremos a sua recente reconfiguração como uma forma pós-industrial, empresarial e completamente atípica de trabalho e de se estar no trabalho. Dessa forma, pretendemos traçar um caminho para fora dos limites rígidos das conceituações tradicionais do jornalismo – nós iremos para além do jornalismo.


Palavras-chave


Jornalismo, Centralidade da Redação, Jornalismo Pós-Industrial, Empreendedorismo, Estudos de Jornalismo, Trabalho atípico.

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