La convergencia mediática como ideología – algunas reflexiones sobre la evolución de la narrativa audiovisual en la era digital
Resumo
Nestas páginas, revisamos a noção de re-mediación, propomos o exame de algumas práticas transmedia e crossmedia no cinema contemporâneo e analisamos uma série de hibridizações e interdependências discursivas que ocorrem no campo dos games. Nossa análise conclui com uma reflexão que segue dois eixos distintos: de um ponto de vista semiótico e estético, é proposto, como hipótese de trabalho, que o verdadeiro discurso hegemônico do nosso tempo, característica da convergência de mídias, é a linguagem da publicidade; por sua vez, do ponto de vista da economia política da comunicação, salientamos que o aumento das hibridações discursivas e o fenômeno da convergência midiática devem estar relacionados à escala planetária da ideologia dominante, o neoliberalismo, o que explica, finalmente, o cenário midiático que está sendo desenhado em nível global.
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Departamento de Design • Vargem Limpa • CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6000 ramal 4673 • E-mail: revistafaac@faac.unesp.br |