Inclusão educacional da pessoa portadora de deficiência: benefícios e riscos

Renato Bernardi, Rafael José Nadim de Lazar

Resumo


Resumo: Discutir sobre a inclusão educacional da pessoa portadora de deficiência deve ser muito mais que um mero apanhado de palavras formalizadas sobre conteúdo normativo. Se já se foram os tempos de consagração de direitos, certamente a vanguarda constitucional democrática clama pela efetivação do que outrora foi assegurado. Neste diapasão, o trabalho que segue discutirá sobre a inclusão da pessoa portadora de deficiência na rede regular de ensino, em atendimento ao constitucional axioma da isonomia, sem deixar de tratar, contudo, de questões como o “bullying”, o despreparo pedagógico de docentes, e a questão da acessibilidade física dos estabelecimentos escolares.

Palavras-chave: Direito social à educação. Pessoa com deficiência. Política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência.


Resumen: Hablar a cerca de la inclusión educativa de la persona con discapacidad debe ser mucho más que meras palabras con contenido normativo formalizado. Si se han pasado los días de la consagración de los derechos, sin duda la vanguardia constitucional democrática pide por la realización de lo que fue asegurado. En este sentido, el trabajo que sigue vas a discutir la inclusión de las personas con discapacidad en el sistema educativo regular, en cumplimiento de axioma constitucional de la igualdad, al paso que vas a tratar, sin embargo, de contenidos como “bullying”, la falta de pedagogia del profesorado y, sobre todo, el tema de la accesibilidad física de las escuelas.

Palabras clave: Derecho social a la educación. Persona con discapacidad. Política nacional para la integración de la persona con discapacidad.


Abstract: Discuss the educational inclusion of the disabled person must be much more than mere words under formalized normative content. If already gone are the days of consecration of rights, certainly the democratic vanguard constitutional claims by the realization of what have been assured. In this vein, this text will discuss about the inclusion of disabled persons in the regular education system, in compliance with constitutional axiom of equality, while treating, however, of issues such as “bullying”, the unpreparedness of teachers, and the issue of physical accessibility of schools.

Keywords: Social right to education. Disabled person. National policy for the integration of the disabled person


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com