Interfaces da pesquisa sobre direitos humanos em produções científicas na área da Educação em Direitos Humanos – ANDHEP (2009 e 2012)

Fernando da Silva Cardoso

Resumo


Resumo: A pesquisa científica em suas dimensões interdisciplinares tem se mostrado como um campo desafiador aos pesquisadores sociais, em especial aqueles que se dedicam a investigação de questões inerentes à área dos direitos humanos. É neste cenário de (re)construções epistemológicas que a Educação em Direitos Humanos vem se apresentando enquanto possibilidade de perpassar discussões sobre assuntos inerentes ao contexto humanista. Assim, o presente estudo propõe-se analisar parte da produção existente acerca do grande tema “direitos humanos” no campo interdisciplinar da Educação em Direitos Humanos, tomando como base as produções científicas da área apresentadas nos congressos da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação - ANDHEP, nos anos de 2009 e 2012. A análise das produções presentes na base de dados deu-se a partir da eleição de descritores, assim como da leitura e categorização das áreas de conhecimento abordadas nas pesquisas. Os resultados obtidos neste estudo indicam um panorama no qual as temáticas que perfazem a discussão sobre o tema “direitos humanos” têm abordado a partir do campo da Educação em Direitos Humanos, especialmente, discussões acerca da formação inicial e continuada em direitos humanos. A análise também aponta para a presente recorrência de pesquisas sobre Acesso à Justiça, Assessoria Jurídica Popular, Sistema Penitenciário, e Cidadania e Inclusão Social. 

Palavras-chave: Direitos humanos. Pesquisa. Educação em direitos humanos.


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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