ECOCINE e Relações Públicas: estratégias integradas de sensibilização meio-ambiental para construção de uma cultura de paz

Raquel Cabral

Resumo


Resumo: O presente artigo pretende discutir a urgência do debate meio-ambiental no contexto da sociedade do espetáculo atual através do ECOCINE, um cinema de temáticas meio-ambientais que busca sensibilizar sobre a causa ecológica apresentando uma pedagogia pautada pela educação em valores. Diante do cenário de mudança climática, degradação e violência ao meio-ambiente, este tipo de cinema comprometido com essa pedagogia do discurso solidário representa uma estratégia de sensibilização direcionada a diversos públicos, inclusive no contexto organizacional. Para tanto, as Relações Públicas encontram nesse contexto um apoio para a estruturação de ações de responsabilidade social, buscando integrar às estratégias organizacionais, recursos audiovisuais (como o cinema) que atendem a dinâmica de uma sociedade fundamentalmente visual. Desta maneira, organizações e sociedade começam a integrar e implementar ações efetivas inspiradas nas diretrizes do Programa Cultura de Paz, que desde 1999 vem sendo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Nosso objetivo é focar em um dos eixos temáticos do referido programa voltado especialmente à comunicação e sua importância estratégica para a Cultura de Paz.
Palavras-chave: ECOCINE. Relações Públicas. Responsabilidade social. Estratégias de sensibilização. Cultura de Paz.

Resumen: El artículo pretende discutir la urgencia del debate medioambiental en el contexto de la sociedad del espectáculo actual mediante el ECO-CINE, un cine de temáticas medioambientales que busca sensibilizar sobre la causa ecologista presentando una pedagogía pautada por la educación en valores. Ante el escenario de cambio climático, degradación y violencia al medioambiente, este tipo de cine comprometido con esa pedagogía del discurso solidario representa una estrategia de sensibilización direccionada a diversos públicos, incluso en el contexto organizacional. Para ello, las Relaciones Públicas encuentran en ese escenario un soporte para la estructuración de acciones de responsabilidad social, buscando integrar las estrategias organizacionales, recursos audiovisuales (como el cine) que atienden a la dinámica de una sociedad fundamentalmente visual. De esta manera, organizaciones y sociedad empiezan a integrar e implementar acciones efectivas inspiradas en las directrices del Programa Cultura de Paz, que desde 1999 ha estado siendo desarrollado por la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y Cultura (UNESCO). Nuestro objetivo es centrarnos en uno de sus ejes temáticos direccionado especialmente a la comunicación y su importancia estratégica para la Cultura de Paz.
Palabras clave: ECOCINE. Relaciones Públicas. Responsabilidad social. Estrategias de sensibilización. Cultura de Paz.

Abstract: This article aim to discuss the urgency of the environmental debate in the context of the current spectacle society through the ECOCINE, a cinema of environmental issues that seek to raise awareness about the ecological cause presenting a pedagogy guided by values education. In the view of the climate change scenario, degradation and violence against the environment, this kind of cinema committed to this pedagogy of solidarity discourse is an awareness strategy aimed at different audiences, including the organizational context. Therefore, in this context, Public Relations find a support for the structuring of social responsibility, seeking to integrate the organizational strategies, audiovisual resources (as the cinema) that comply with the dynamic of a society essentially characterized by the visual. Thus, organizations and society begin to integrate and implement effective actions inspired by the guidelines of the Culture of Peace Program, which since 1999 has been developed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Our goal is discuss and reflect about one of the themes of that program, especially the communication and its strategic relevance for the Peace Culture.
Keywords: ECOCINE. Public Relations. Social responsibility. Awareness strategy. Peace Culture.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com