A educação em direitos humanos e a mediação de conflitos

Bárbara Silva Diniz, Danúbia Régia da Costa

Resumo


Resumo: O presente trabalho trata da educação em direitos humanos (EDH) e a mediação de conflitos, tendo em vista as suas tendências e perspectivas no contexto educacional. Nesse processo, a EDH vem sendo compreendida em suas inúmeras funções, como mediadora e emancipatória, fundamentalmente necessária para o acesso ao legado histórico dos direitos humanos e do próprio direito à educação. Dessa forma, a noção de sujeito de direitos abordada propõe o surgimento de uma nova concepção institucional, dialógica e com abertura de novos espaços à atuação da cultura de direitos humanos, na qual a interação seja a essência da proposta de EDH. A abordagem dos autores utilizados para fundamentar o texto tem vários pontos em comum, dentre os quais o empoderamento de indivíduos e grupos sociais e o processo de formação de sujeitos de direitos, considerando a presença de um processo educativo, participativo e democrático. Dentro desse contexto, a mediação de conflitos pode ser vista como ação pragmática de humanização das relações, de melhoria da convivência escolar, permeada pela crescente conflituosidade. Contudo, para a efetiva relação entre EDH e mediação de conflitos torna-se necessário que essa mediação atue conforme aos direitos humanos, no sentido de contribuir para a mudança da instituição, a pedagogia e o currículo escolar. 

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Direitos humanos. Mediação de conflitos 

Resumen: Este trabajo se ocupa de la educación en derechos humanos (EDH) y de la mediación de conflictos, a la vista de las tendencias y perspectivas en el contexto educativo. En este proceso, se entiende la EDH en sus múltiples funciones, como mediadora y emancipadora, fundamentalmente necesaria para el acceso a la herencia histórica de los derechos humanos y el derecho a la educación. Por lo tanto, el tema de la noción de sujeto de derechos propone la aparición de un nuevo diseño institucional, lleno de dialogo y abierto a nuevos espacios para la acción de una cultura de derechos humanos, en que la interacción es la esencia de la propuesta de EDH. Los autores que se utilizan para apoyar el texto tienen varios puntos en común, entre ellos la temática de la potentación de los individuos y grupos sociales y el proceso de formación de los sujetos de derechos según un proceso educativo, participativo y democrático. En este contexto, la mediación de conflictos puede ser vista como una acción pragmática de humanización de las relaciones y de mejora de la vida escolar, permeada por la creciente conflictividad. Sin embargo, para que la relación entre la EDH y la mediación de conflictos sea efectiva es necesario que esta mediación actue en conformidad a los derechos humanos para la contribución al cambio de la institución educativa, su pedagogía y el currículo. 

Palabras clave: Educación en Derechos Humanos. Derechos Humanos. Mediación de Conflictos 

Abstract: This paper deals with the human rights education (HRE) and conflict mediation, in view of the trends and perspectives in the educational context. In this process, HRE has been understood in its many functions as mediator and emancipatory, fundamentally necessary for access to the historical legacy of human rights and the education right. Thus, the notion about subject of rights proposes the emergence of a new institutional design, full of dialogue and open to new spaces of building a human rights culture, in which the interaction is the essence of EHL proposal. Authors used to support the text have several points in common, among them the empowerment of individuals and social groups and the process of formation subjects of rights according a educational, participatory and democratic way. In this context, the conflict mediation can be seen as a humanization pragmatic action of relationships that can improvement the school life, permeated by the growing conflictual. However, for the effective relationship between HRE and conflict mediation is necessary that this acts as human rights to change the whole institution, the pedagogy and the curriculum. 

Keywords: Human rights education. Human Rights. Conflict mediation.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com