Educação em Direitos Humanos na formação de professores(as)

Talita Santana Maciel

Resumo


Resumo: Este artigo visa a apresentar um recorte de resultados da pesquisa em andamento intitulada “Educação em Direitos Humanos: Concepções de Professores(as) de Educação Infantil”, focando em aspectos revelados por revisão bibliográfica. Partimos do pressuposto de que o(a) professor(a), enquanto mediador das diversas relações que ocorrem no espaço escolar, é uma figura de extrema importância no processo educacional que procura desenvolver-se na perspectiva dos direitos humanos. Portanto, é importante que a formação inicial de professores(as), bem como a formação continuada, contemplem a educação em direitos humanos a partir de pilares específicos. A fim de discutir a necessidade de que os direitos humanos permeiem a formação do(a) educador(a), o artigo foi dividido em dois momentos: apresentamos o contexto dos direitos humanos, as políticas públicas e os fundamentos da educação em direitos humanos; em seguida discutimos novos enfoques sobre a formação de professores(as). 

Palavras-chave: Direitos humanos. Educação. Formação. Professores(as). 

Resumen: Este artículo tiene como objetivo exponer a los resultados de investigación en proceso titulado “Educación en Derechos Humanos: Las concepciones de Maestros de Educación Infantil”, centrándose en los aspectos revelados por revisión de la literatura. Asumo que maestro, como mediador de las diversas relaciones que se dan en la escuela, es una figura de gran importancia en el proceso educativo que busca el desarrollo de la perspectiva de los derechos humanos. Por lo tanto, es importante que la formación inicial de los maestros, así como la formación continua, contemplan la educación en derechos humanos de los pilares específicos. Con el fin de discutir la necesidad de que los derechos humanos impregnan la formación del maestros, el artículo se divide en dos períodos: presentar el contexto de los derechos humanos, políticas públicas y los fundamentos de la educación en derechos humanos; Luego discutimos nuevos enfoques para la formación de maestros. 

Palabras clave: Derechos humanos. Educación. Formación. Maestros. 

Abstract: This article shows results of research called “Education in Human Rights: Conceptions of Kindergarten Teachers” focus in aspects revealed by bibliographic review. We start from the assumption that the teacher as a mediator of the various relationships that occur at school, is a figure of great importance in the educational process that seeks to develop the perspective of human rights. Therefore, it is important that the initial teachers formation and continuing education, contemplate the human rights education from specific abutments. In order to discuss the need for human rights permeate the teacher formation, the article is divided into two periods: present the context of human rights, public policy and the fundamentals of human rights education; then we discussed new approaches to teachers formation. 

Keywords: Human rights. Education. Formation. Teachers. 


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com