A educação em direitos humanos e as redes sociais digitais: um diálogo necessário

Rafael dos Santos Morato, Marcelo Henrique G. de Miranda

Resumo


Resumo: A relação entre educação e comunicação sempre foi incontestável. De modo que é difícil imaginar a concretização da educação, seja formal ou informal, sem um adequado vínculo comunicacional. Essa relação continua em destaque, com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, otimizaram a exposição de conteúdos e multiplicaram as formas de interação/aprendizado entre os sujeitos. Entretanto, o ambiente on-line tem se mostrado um local de constante violação de direitos humanos (DH) fazendo (re)pensar qual a relevância da educação em direitos humanos (EDH) dentro de redes sociais digitais, como o facebook. Se por um lado, esse ambiente possibilita que grupos excluídos participem democraticamente da sociedade; por outro, reproduzem e veiculam discursos violadores dos DH. O artigo estuda a relevância de se pensar a EDH nas redes sociais, numa perspectiva freiriana de educação política em que os DH sirvam de referência para prevenção/remediação no combate às violações ocorridas on-line.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Redes Sociais. Discurso de ódio.

 

Resumen: La relación entre educación y comunicación siempre ha sido incontestable. De modo que es difícil imaginarse la concreción de la educación, sea formal o informal, sin un adecuado vínculo comunicacional. Esta relación continúa en destaque con el advenimiento de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación que optimizaron la exposición de contenidos y multiplicaron las formas de interacción / aprendizaje entre los sujetos. Sin embargo, el ambiente on-line se ha mostrado un lugar de constante violación de derechos humanos (DH) haciendo (re) pensar cuál es la relevancia de la educación en derechos humanos (EDH) dentro de redes sociales digitales, como facebook. Si por un lado, ese ambiente permite que grupos excluidos participen democráticamente de la sociedad; Por otra, reproducen y transmiten discursos violadores de los DH. El artículo estudia la relevancia de pensar la EDH en las redes sociales, en una perspectiva freiriana de educación política en que los DH sirvan de referencia para prevención / remediación en el combate a las violaciones ocurridas on-line.

Palabras clave: Educación en Derechos Humanos. Redes sociales. Discurso de ódio.

 

Abstract: Abstract: The relationship between education and communication has always been indisputable. So it is difficult to imagine the realization of education, whether formal or informal, without an adequate communication link. This relationship continues to be highlighted with the advent of Digital Information and Communication Technologies that optimized the content exposure and multiplied the forms of interaction / learning between the subjects. However, the on-line environment has proved to be a site of constant human rights (HR) violations, that makes one (re)think about the relevance of human rights education (HRE) within digital social networks, such as facebook. If, on the one hand, this environment enables excluded groups to participate democratically in society; on the other hand, it reproduces and conveys speeches that violate HR. The article studies the relevance of thinking about HRE in social networks, in a Freirean perspective of political education in which HR serve as a reference for prevention / remediation in the fight against online violations.

Keywords: Education in Human Rights. Social networks. Hate Speech


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com