O direito da pessoa com deficiência à educação pública - uma história de arbítrios
Resumo
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um olhar histórico sobre o direito das pessoas com deficiência no que tange ao acesso à educação pública brasileira, na tentativa de compreender qual lócus educacional foi destinado a este grupo social ao longo dessa trajetória histórica nacional, e de que forma estes entendimentos ainda permeiam o imaginário social das práticas educacionais atuais. O estudo possui caráter teórico e tem como aporte teórico principal os escritos de Januzzi (2017) Lanna-Junior (2010), e Mazzota (2011). São destacados neste artigo os três principais modelos sociais de entendimento da deficiência, sendo estes, a perspectiva do assistencialismo travestido no modelo caritativo; o viés da supremacia dos saberes especializados da medicina registrada no modelo médico; e o prisma do protagonismo das pessoas com deficiência vinculado a um modelo social. Elucida-se neste artigo a necessidade de compreensão dessa matriz histórica com vistas ao fortalecimento de processos conscientes de inclusão educacional que oportunizem a pessoa com deficiência o gozo de seu direito a educação e seu protagonismo social.
Palavras-chave: Direito à educação. Pessoa com deficiência. Modelo social de entendimento da deficiência. Protagonismo
Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar una mirada histórica sobre el derecho de las personas con discapacidad de acceso a la educación pública brasileña, en el intento de comprender qué locus educativo fue destinado a este grupo social a lo largo de esa trayectoria histórica nacional, y de qué forma estos entendimientos todavía que permean el imaginario social de las prácticas educativas actuales. El estudio tiene carácter teórico y tiene como aporte teórico principal los escritos de Januzzi (2017) Lanna-Junior (2010), y Mazzota (2011). Se destacan en este artículo los tres principales modelos sociales de entendimiento de la discapacidad, siendo éstos, la perspectiva del asistencialismo travestido en el modelo caritativo; el sesgo de la supremacía de los saberes especializados de la medicina registrada en el modelo médico; y el prisma del protagonismo de las personas con discapacidad vinculado a un modelo social. Se elabora en este artículo la necesidad de comprensión de esa matriz histórica con miras al fortalecimiento de procesos conscientes de inclusión educativa que oportunicen a la persona con discapacidad el goce de su derecho a la educación y su protagonismo social.
Palabras clave: Derecho a la Educación. Persona con discapacidad. Modelo Social de Entendimiento de la discapacidad. Liderazgo
Abstract: This article aims to present a historical view on the right of people with disabilities to access Brazilian public education, in an attempt to understand which educational locus was destined to this social group throughout this national historical trajectory, and how these understandings still permeate the social imaginary of current educational practices The study is theoretical and has as its main theoretical contribution the writings of Januzzi (2017) Lanna-Junior (2010), and Mazzota (2011).The main three social models of understanding of disability are highlighted in this article, these being the perspective of charity assistance transvestite; the bias of the supremacy of the specialized knowledge of medicine registered in the medical model; and the prism of the protagonism of people with disabilities linked to a social model. This article elucidates the need to understand this historical matrix with a view to strengthening conscious processes of educational inclusion that give the disabled person the enjoyment of their right to education and their social role.
Keywords: Right to education; Person with disability; Social model of understanding of Disability. Protagonism.
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PDFRevista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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