Humanização disciplinada: um estudo sobre relações de poder na formação policial militar

Fabio Gomes França

Resumo


Resumo: Este trabalho diz respeito aos resultados alcançados durante uma pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2010-2012, no Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Para tanto, realizamos uma etnografia sob a perspectiva goffmaniana e os estudos sobre as instituições totais, bem como, a análise de documentos diversos (currículos escolares, normas educacionais, mosaicos, frases e painéis, além de canções militares) de acordo com o enfoque foucaultiano e as considerações acerca das instituições disciplinares. Desse modo, procuramos mostrar como nas novas concepções discursivas da formação policial militar, que enaltece uma instituição humanizadora, emergem estratégias de poder que utilizam os princípios dos Direitos Humanos como uma maneira mais eficaz de controlar o corpo policial em formação. A partir da análise empreendida, constatamos que o policial humanizado trata-se, na verdade, de um indivíduo normalizado pelas novas regras pedagógicas disseminadas no quartel de formação PM, o qual acaba por distorcer os princípios elencados pelo viés humanista como cidadania e respeito à dignidade humana. Isso ocorre pelo fato do policial humanizado ser formado pelo processo de uma “humanização disciplinada”, a qual oculta o disciplinamento, e ao mesmo tempo fortalece as relações de poder que se legitimam mediante o reconhecimento da humanização policial.
Palavras-chave: Humanização policial. Direitos humanos. Relações de poder.

Resumen: Este documento se refiere a los resultados obtenidos durante la encuesta de un maestro de los años 2010-2012, el Centro de Educación de la Policía Militar del Estado de Paraíba. Por lo tanto, se realizó una etnografía en la perspectiva de Goffman y su estudios acerca de las instituciones totales, así como el análisis de varios documentos (programas escolares, estándares educativos, azulejos, frases y paneles, y canciones militares) según el enfoque de Foucault y consideraciones sobre las instituciones disciplinarias. Hemos tratado de mostrar cómo las nuevas concepciones discursivas de la formación de la policía militar, que ensalza una institución humanizadora, estrategias de poder que utilizan los principios de los derechos humanos como una forma más eficaz para controlar la fuerza de policía en la formación emergente. Del análisis realizado se encontró que la policía humanizado esto es realmente un individuo estándar por las nuevas normas pedagógicas diseminada en cuarteles de formación PM, que termina por distorsionar los principios descritos por el sesgo humanista como la ciudadanía y el respeto a la dignidad humana . Esto se debe a que la policía humanizado estar formado por el proceso de “humanización disciplinada”, que oculta la disciplina, y al mismo tiempo fortalece las relaciones de poder que legitiman a través del reconocimiento de la humanización de la policía.
Palabras clave: Humanización policial. Derechos humanos. Relaciones del poder.

Abstract: This paper concerns the results achieved during a master’s survey between years 2010-2012 in the Military Police Education Center of the State of Paraíba. Thus, we performed an ethnography in the Goffman’s perspective and his studies about the total institutions, as well as the analysis of several documents (school curricula, educational standards, tiles, phrases and panels, and military songs) according Foucault’s approach and his considerations about the disciplinary institutions. We sought to show how the new discursive conceptions of military police training, which extols a humanizing institution, emerging power strategies using the principles of Human Rights as a more effective way to control the police force in training. From the analysis conducted found that the humanized police this is actually a standard individual by new pedagogical rules disseminated in PM formation barracks, which ends up distorting the described principles by the humanist bias as citizenship and respect for human dignity . This is because the humanized policeman be formed by the process of a “disciplined humanization”, which hides the discipline, and at the same time strengthens the power relations that legitimize through the recognition of police humanization.
Keywords: Police humanization. Human rights. Power relations.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com