Educação e Direitos Humanos: a participação do PRONERA na construção da Educação do Campo

Ricardo Pires de Paula, Bernardo Mançano Fernandes, Eduardo Paulon Girardi, Ronaldo Celso Messias

Resumo


Resumo: O Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária - PRONERA, principal expressão do reconhecimento do Estado às demandas populares por Educação do Campo, surgiu pela atuação de diversos movimentos socioterritoriais no campo em colaboração com Universidades. A criação do PRONERA a partir de 1998 aconteceu pelo protagonismo desses sujeitos que assumiram, juntamente com o poder público, a missão de construir novas oportunidades no campo a partir da ampliação do acesso aos diferentes níveis de ensino, garantindo o direito à educação. O presente artigo aborda e reflete a importância do PRONERA como política pública que assegura o direito à educação às populações camponesas no Brasil. Analisamos as territorialidades e a caracterização dos cursos do PRONERA no período entre 1998 e 2011, assim como as origens e características de educandos e educandas que participaram desses cursos. Os elementos aqui abordados têm como referência o relatório da II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária (II PNERA), realizada entre 2012 e 2014. Esta pesquisa se insere no processo de construção teórica do paradigma da Educação do Campo.

Palavras-chave: PRONERA. Educação do Campo. Política Pública. II PNERA.


Resumen: El Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria - PRONERA, la principal expresión de reconocimiento del Estado a las demandas populares para la Educación del Campo, fue criado a partir del papel de los diversos movimientos socio-territoriales en el campo, en colaboración con universidades. La creación de PRONERA de 1998 fue hecha por el liderazgo de estos sujetos que tomó junto con el gobierno la misión para construir nuevas oportunidades en el campo con la expansión del acceso a los diferentes niveles de la educación, garantizando el derecho a la educación. Este artículo se analiza y refleja sobre la importancia del PRONERA como una política pública que asegura el derecho a la educación para las poblaciones campesinas en Brasil. La finalidad es analizar la territorialidad y la caracterización de los cursos de PRONERA entre 1998 y 2011, así como el origen y las características de los estudiantes que participaron en estos cursos. Los datos de este artículo son de la II Encuesta Nacional sobre la Educación en la Reforma Agraria (II PNERA), que se realizó entre 2012 y 2014. Esta investigación se inscribe en el proceso de construcción teórica del paradigma de la Educación del Campo.

Palabras clave: PRONERA. Educación del Campo. Politica Publica. II PNERA.

 

Abstract: The National Education Program in Agrarian Reform - PRONERA, main expression of state recognition to popular demands for Education for the Countryside, came up from cooperation between socio-territorial movements in the field and Universities. The creation of PRONERA in 1998 was made by the leadership of these  subjects who accepted the compromise with the government  to build new opportunities in the field from extending the access to different levels of education, ensuring the right to education. This article discusses and reflects the importance of the PRONERA as a public policy that guarantees the right to education for peasants in Brazil. We analyze the territoriality and the characterization of PRONERA courses between 1998 and 2011, as well as the origins and characteristics of students who participated in these courses. Data in this article are from the report of the Second National Research on Education in Agrarian Reform (II PNERA), conducted between 2012 and 2014. This research is inserted into the theoretical construction process of the Education for the Countryside paradigm.

Keywords: PRONERA. Education for the Countryside. Public Policy. II PNERA.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com