A criança e o direito à memória

Cleber Santos Vieira

Resumo


Resumo: Histórias de ditaduras e lutas de resistências devem ser contadas às crianças? Como escrevê-las? Difundi-las por quais objetos culturais? Qual o lugar que estas histórias ocupam no currículo escolar? Perscrutando tais indagações, este artigo examina textos literários, cartilhas, histórias em quadrinhos e outros objetos destinados ao público-leitor infanto-juvenil e que contribuem com a formação em direitos humanos. Valendo-se de instrumentos teórico-metodológicos da história cultural e da história do livro, analisa esses bens culturais em diferentes espaços nacionais, notadamente a experiência da recente história brasileira. Discute o tema da educação em direitos humanos problematizando a questão de como diferentes comunidades políticas inseriram os temas ditaduras e lutas de resistência nos processos educacionais de seus respectivos países. Apresenta a história da ditadura militar brasileira e das graves violações dos direitos humanos praticadas no período como conteúdos necessários para formar crianças na perspectiva da construção de culturas políticas democráticas.

Palavras-chave: Ditadura militar. Literatura infanto-juvenil. Educação em Direitos Humanos.  Ensino de História.

 

 

Resumen: Las historias de las dictaduras y las luchas de resistencia se les debe decir a los niños? Cómo escribirlos? Difundirlos por que los bienes culturales? ¿Qué lugar estas historias tienen el plan de estudios? Asomándose a estas preguntas, este artículo examina los textos literarios, folletos, cómics y otros objetos destinados a niños y jóvenes-jugador y contribuyen a la formación en derechos humanos. Sobre la base de las herramientas teóricas y metodológicas de la historia cultural y la historia del libro analiza estos bienes culturales en diferentes naciones, especialmente la experiencia de la historia reciente de Brasil. Discute el tema de la enseñanza de los derechos humanos en tela de juicio la cuestión de cómo diferentes comunidades políticas insertan los temas dictaduras y las luchas de resistencia en los procesos educativos de sus respectivos países. Presenta la historia de la dictadura militar brasileña y violaciónes graves de derechos humanos cometidas en el período como contenido necesario para formar los niños en la perspectiva de la construcción de culturas políticas democráticas.Palabras clave: Dictadura Militar - La Literatura Infantil - Educación en Derechos Humanos - Enseñanza de la Historia.

 

 

Abstract: Must histories of dictatorships and struggles of resistances be told to the children? How to write them? Disseminate them by which cultural objects? What place do these histories hold in the school curriculum? Peering such questions, this article examines literary texts, booklets, comic books and other objects intended for children and youth-player and contribute to human rights training. Drawing on theoretical and methodological tools of cultural history and the history of the book analyzes these cultural assets in different national areas, especially the experience of recent Brazilian history. Discusses the topic of human rights education in questioning the question of how different political communities inserted the dictatorships themes and resistance struggles in the educational processes of their respective countries. It presents the history of the Brazilian military dictatorship and serious human rights violations committed in the period as necessary content to form children in the perspective of building democratic political cultures.

Keywords: Military Dictatorship - Children's Literature - Human Rights Education - History Teaching.

 


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com