O ofício do mediador na perspectiva controversial: a arte de construir a autonomia e o sujeito de direito

Hilda Helena Soares Bentes, Diego Machado Monnerat

Resumo


 

 Resumo: Propõe-se analisar a articulação entre direitos humanos e mediação, tendo como objetivo precípuo o estudo do ofício do mediador, na esteira do pensamento de Luis Alberto Warat, como forma de resolução dos conflitos e da formação de cidadãos engajados com a promoção efetiva dos direitos humanos. O sentido de mediação não se restringe ao conceito técnico do universo jurídico, mas abarca todos os casos de intermediação verificáveis em situações de vulnerabilidade social, o que requer a aplicação de medidas para a efetivação dos direitos humanos e o exercício da cidadania. Busca-se expor como a percepção waratiana relaciona-se à perspectiva controversial, sobretudo no que tange à aplicabilidade da mediação como potencialidade pedagógica. Enfatiza-se que a controvérsia como método educacional fornece subsídios para a criação de uma consciência crítica nos sujeitos sobre as diferenças na estrutura social. Em paralelo à mediação, o método controversial confere aos sujeitos de direito protagonismo na solução de conflitos, fazendo-os perceber pontos de vista diferentes e, por consequência, soluções alternativas. O ofício do mediador analisado a partir de uma perspectiva controversial visa superar os paradigmas formais da razão pura e do formalismo jurídico, criando possibilidades para a sabedoria transmoderna e um novo modelo para a compreensão do Direito. A abordagem controversial e o conceito de mediação desenvolvido por Warat aprimoram a ideia e o método de Educação em Direitos Humanos, em especial a busca da autonomia dos indivíduos, ao efetuar análises consistentes sobre os processos cognitivos aptos a modelar cidadãos sensíveis e sujeitos de direito responsáveis por práticas significativos no plano social, político e cultural. A análise empreendida na investigação objetiva estabelecer as convergências entre a pedagogia controversial e o pensar waratiano, na proporção em que pressupõe principalmente atitudes comportamentais que irão suscitar uma melhor compreensão do outro, uma abertura incondicional para o diálogo e a busca da autonomia do educando. Assim, as noções de autonomia e de humanização do Direito, esboçadas por Warat, aliados aos objetivos da perspectiva controversial, constituem marcos teóricos significativos para o desenvolvimento da pesquisa e dá novas possibilidades à Educação em Direito Humanos. Utiliza-se, na abordagem, um método descritivo e conceitual, com aplicabilidade na práxis jurídica. 

Palavras-chave: Mediação. Perspectiva controversial. Educação em direitos humanos. Autonomia. Sujeito de direito 

Resumen: Se propone analizar la relación entre los derechos humanos y mediación, el objetivo principal es el estudio del oficio de mediador siguiendo el pensamiento de Luis Alberto Warat como medio de resolución de los conflictos y la formación de ciudadanos comprometidos con la promoción efectiva de los derechos humanos. El sentido de mediación no se limita al concepto técnico del universo jurídico, sino que abarca todos los casos de intermediación verificables en situaciones de vulnerabilidad social, lo que requiere la aplicación de medidas para hacer efectivos los derechos humanos y la realización de la ciudadanía. Su objetivo es exponer cómo la percepción waratiana se relaciona con la perspectiva controversial, especialmente en cuanto a la aplicabilidad de la mediación como potencial pedagógico. Se hace hincapié en que la controversia como método educativo ofrece subvenciones para la creación de una conciencia crítica en los sujetos acerca de las diferencias en la estructura social. Paralelamente a la mediación, el método controversial proporciona a los individuos de derecho el papel principal en la resolución de conflictos, haciendo que se den cuenta de los diferentes puntos de vista y, por tanto, soluciones alternativas. El oficio del mediador analizado desde una perspectiva controversial está dirigido a superar los paradigmas formales de la razón pura y del formalismo jurídico, creando posibilidades para la sabiduría transmoderna y un nuevo modelo para la comprensión del Derecho. El enfoque controversial y el concepto de mediación desarrollado por Warat mejora la idea y el método de la Educación en Derechos Humanos, en particular, la búsqueda de la autonomía de los individuos, al hacer un análisis coherente de los procesos cognitivos capaces de modelar ciudadanos sensibles y sujetos de derecho responsables por prácticas significativas en el ámbito social, político y cultural. El análisis llevado a cabo en la investigación tiene como objetivo el establecimiento de las similitudes entre la pedagogía controversial y el pensamiento waratiano, en la medida en que implica principalmente actitudes de comportamiento que darán lugar a una mejor comprensión de los demás, una apertura incondicional al diálogo y la búsqueda de la autonomía del estudiante. Por consiguiente, los conceptos de autonomía y de humanización del Derecho, elaborados por Warat, combinados con los objetivos de la perspectiva controversial, son marcos teóricos significativos para el desarrollo de la investigación y proporciona nuevas posibilidades a la Educación en Derechos Humanos. Se utiliza en el enfoque, un método descriptivo y conceptual con aplicabilidad en la práxis jurídica. 

Palabras clave: Mediación. Perspectiva controversial. Educación en derechos humanos. Autonomía. Sujeto de derecho. 

Abstract: It aims to analyze the relationship between human rights and mediation with the main objective focused on the study of the mediator´s work, following Luis Alberto Warat´s thought, conceived as a kind of solution of conflicts and of the formation of citizens engaged in the promotion of human rights. The meaning of mediation is not restrictive to the technical concept of the juridical sphere, but it includes all the cases of mediation observed in situations that might be characterized by social vulnerability, which demand the adoption of actions to the accomphishment of the human rights and the exercise of citizenship. It seeks to expose how the waratian perception is related to the controversial perspective, especially as regards its applicability to mediation as pedagogical potentiality. It is emphasized that the controversy as an educational method provides insights for a creation of a critical awareness about the perception of differences in the social structure. Side by side to mediation, the controversial method gives protagonism to the subjects of right in the solution of conflicts, making them perceive different points of view and, consequently, alternative solutions. The mediator’ work analyzed from a controversial perspective overcomes the formal paradigms of the pure reason and legal formalism, creating possibilities for a transmodern wisdom and a new model for the understanding of Law. The controversial approach and the concept of mediation developed by Warat enhance the idea and the method of Human Rights Education, especially the search for the individual autonomy, by conducting consistent analyses of the cognitive processes capable of shaping sensitive citizens and subjects of right responsible for significant practices in social, political and cultural levels. The analysis carried out in this study has the objective of establishing the convergences between the controversial pedagogy and the waratian thinking, insofar as they presupposes behavioral attitudes that will give rise to a better understanding of the other, that is an unconditional openness to the dialogue and the search for the autonomy of the learner. The notions of autonomy and the humanitarianism of Law, outlined by Warat, with the objectives of the controversial perspective, constitute significant theoretic references to the development of the research and give new possibilities to the Education in Human Rights. A descriptive and conceptual approach, with application on the juridical praxis, is employed in the work. 

Keywords: Mediation. Controversial perspective. Education in human rights. Autonomy. Subject of right. 


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com