A educação em direitos humanos como ferramenta de consolidação e expansão dos direitos humanos

Camila Nunes de Almeida, Helena Esser dos Reis

Resumo


Resumo: Este artigo parte do pressuposto que a educação em Direitos Humanos, no Brasil, tem se revelado uma ferramenta promovedora de autonomia e, portanto, substancialmente importante para possibilitar o acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, a abertura ao diálogo, ao outro e à diversidade, necessários à expansão dos Direitos Humanos na atualidade. O presente trabalho pretende, então, investigar como a educação em Direitos Humanos promove o empoderamento de indivíduos e grupos sociais por meio da formação de sujeitos de direitos emancipados, conscientes de seu passado histórico e compromissados com o destino coletivo. Para tanto, inicialmente será feita uma breve análise da trajetória dos Direitos Humanos e em seguida serão investigados pressupostos para uma educação contra hegemônica em Direitos Humanos. Com base nesta investigação serão discutidos alguns desafios da educação em Direitos Humanos e indicadas algumas possíveis ferramentas para a consolidação e expansão dos Direitos Humanos na atualidade. 

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Emancipação. Alteridade. Consolidação. Expansão. 


Resumen: Este artículo parte del supuesto de que la educación en Derechos Humanos, en Brasil, se ha revelado una herramienta promotora de autonomía y, por lo tanto, sustancialmente importante para posibilitar el acceso al legado histórico de los Derechos Humanos, la apertura al diálogo, al otro y a la diversidad, necesario para la expansión de los derechos humanos en la actualidad. Este trabajo se propone investigar cómo entonces la educación en Derechos Humanos promueve el empoderamiento de los individuos y grupos sociales a través de la formación de sujetos de derechos emancipados, conscientes de su pasado histórico y comprometidos con el destino colectivo. Para ello, inicialmente se hará un breve análisis de la trayectoria de los Derechos Humanos y luego serán investigados presupuestos para una educación contra hegemónica de Derechos Humanos. Con base en esta investigación se discutirán algunos desafíos de la educación en Derechos Humanos e indicadas algunas posibles herramientas para la consolidación y expansión de los Derechos Humanos en la actualidad. 

Palabras clave: Educación en Derechos Humanos. Emancipación. Alteridad. Consolidación. Expansión. 


Abstract: This article is based on the assumption that human rights education in Brazil has proved to be a tool that promotes autonomy and is therefore of great importance to enable access to the historical legacy of human rights, openness to dialogue, dialogue and diversity , necessary for the expansion of human rights today. The present work intends to investigate how education in Human Rights promotes the empowerment of individuals and social groups through the formation of emancipated rights subjects, aware of their historical past and committed to collective destiny. To do so, initially a brief analysis of the trajectory of Human Rights will be made and then will be investigated assumptions for an education against hegemony of Human Rights. Based on this research will discuss some challenges of human rights education and indicated some possible tools for the consolidation and expansion of human rights today.

Keywords: Education in Human Rights. Emancipation. Otherness. Consolidation. Expansion. 


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com