Alimentação na escola: significados e possibilidades do comer e da comida para a promoção dos direitos humanos

Rebecca Louise Greenwood, Alexandre Brasil Fonseca

Resumo


Resumo: O direito humano à alimentação adequada é previsto na constituição brasileira, sendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar uma das políticas públicas mais consistentes e antigas que representa a promoção deste direito entre escolares. Qual o significado que esta alimentação tem para aqueles que a comem todos os dias? Que outros alimentos estão presentes no cotidiano da escola? Por meio de estudo etnográfico, esta pesquisa visa refletir sobre os significados conferidos à alimentação consumida no espaço escolar por estudantes e professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Na pesquisa de campo pode-se perceber que o ato de comer e a comida – em suas diferentes modalidades existentes na escola – foram associados ao ser pobre, a questões de saúde e aparência, ao afeto, a popularidade e aceitação, e a posições hierárquicas na escola. A compreensão destes aspectos simbólicos pode auxiliar na mobilização destes significados para a promoção dos direitos humanos no espaço escolar a partir de reflexões e práticas que incluam contribuições da segurança alimentar e nutricional e da educação alimentar e nutricional. 

Palavras-chave: Direito humano à alimentação. Alimentação escolar. Etnografia. 


Resumen: El derecho humano a la alimentación adecuada es previsto en la constitución brasileña, siendo el Programa Nacional de Alimentación Escolar una de las políticas públicas más consistentes y antiguas que representa la promoción de este derecho entre escolares. ¿Cuál es el significado que esta alimentación tiene para aquellos que la comen todos los días? ¿Qué otros alimentos están presentes en el cotidiano de la escuela? Por medio de estudio etnográfico, esta investigación busca reflexionar sobre los significados conferidos a la alimentación consumida en el espacio escolar por estudiantes y profesores de una escuela municipal de Río de Janeiro. En la investigación de campo se puede percibir que el acto de comer y la comida - en sus diferentes modalidades existentes en la escuela - se asociaron al ser pobre, a cuestiones de salud y apariencia, al afecto, la popularidad y la aceptación, y a las posiciones jerárquicas en la escuela. La comprensión de estos aspectos simbólicos puede ayudar en la movilización de estos significados para la promoción de los derechos humanos en el espacio escolar a partir de reflexiones y prácticas que incluyan contribuciones de la Seguridad Alimentaria y Nutricional y de la Educación Alimentaria y Nutricional. 

Palabras clave: Derecho humano a la alimentación. Alimentación escolar. Etnografia. 


Abstract: The Brazilian constitution establishes the human right to adequate food. The Brazilian School Feeding Programme is one of the oldest and most consistent public policies that promotes this right amongst students. How is this food and the programme viewed by those who consume it daily? Which other foods are present in everyday life at school? This ethnographic study was conducted in a municipal-funded school in Rio de Janeiro with the intention of revealing the knowledge shared by students and teachers. Different situations involving food and eating were associated with being poor, issues of health and apprearance, affection, popularity and acceptance, and with hierarchical positions in school. Understanding these symbolic aspects is central to promoting human rights in school through reflections and practices that contribute to food security and food and nutrition education. 

Keywords: Human right to food. School feeding. Ethnography. 


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Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
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