Educação em direitos humanos, educação matemática crítica e educação matemática inclusiva: interseções e desafios

Érica Santana Silveira Nery, Antônio Villar Marques de Sá

Resumo


Resumo: Neste artigo, temos por objetivo refletir sobre os possíveis elos entre a Educação em Direitos Humanos, a Educação Matemática Crítica e a Educação Matemática Inclusiva. Para isto, realizamos uma discussão teórica sobre cada um desses três campos de pesquisa e, por último, estabelecemos as interfaces que possibilitam articulá-los. Vale ressaltar que a Educação pautada nos Direitos Humanos, na Matemática Crítica e na Matemática Inclusiva, pressupõe a superação de atitudes de imposição, exclusão, segregação e discriminação, as quais inferiorizam e colocam algumas pessoas à margem das oportunidades e da sociedade, quando bens e serviços lhes são negados, contrariando, assim, a ampliação de direitos, a inclusão e a participação social de todos os cidadãos, em todos os espaços que queiram atuar. Com tais fundamentos, busca-se a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária que possa aliar a dimensão social, política e pedagógica para a erradicação das injustiças e exclusões sociais, reconhecendo a diversidade como uma característica humana capaz de contribuir para que todos possam aprender e conviver em harmonia e dignidade. Salientamos ainda que se faz necessário a construção de debates no âmbito da Educação sobre os Direitos Humanos e a inclusão, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, considerando-se a atual conjuntura social, política, econômica e educacional em que nossa sociedade está inserida, isso para que possamos aliar o discurso liberal de cidadania com o discurso social e contribuir com a formação de cidadãos capazes de observar informações que demandam  um conhecimento matemático e possam: comparar, avaliar, escolher, decidir, intervir, romper, optar e se fazer ético diante dos inúmeros contextos que lhes são apresentados. Enfatizamos que os elos de inter-relação dessas três áreas de estudos encontram-se fundamentados na Teoria Crítica, a qual nos possibilita identificarmos como palavras de ordem o reconhecimento de direitos, o incentivo à emancipação, à participação e à valorização da diversidade.

Palavras-chave: Direitos humanos. Inclusão. Participação social. Educação Matemática. Educação Matemática Crítica.

 

Resumen: En este artículo, nuestro objetivo es reflexionar sobre los posibles vínculos entre la Educación en Derechos Humanos, la Educación Matemática Crítica y la Educación Matemática Inclusiva. Para ello, llevamos a cabo una discusión teórica sobre cada uno de estos tres campos de investigación y, finalmente, establecemos las interfaces que permiten articularlos. Se debe subrayar que para la Educación basada en los Derechos Humanos, en la  Matemática Crítica y en la Matemática Inclusiva, se supone la superación de actitudes de imposición, exclusión, segregación y discriminación, que reducen y sitúan a algunas personas al margen de las oportunidades y la sociedad, cuando los bienes y  servicios les son negados, contrariando por lo tanto, la expansión de los derechos, la inclusión y la participación social de todos los ciudadanos, en los espacios en que se les apetezca actuar. Con tales fundamentos, se busca la construcción de una sociedad más justa, humana e igualitaria que se haya aliado con las dimensiones sociales, políticas y pedagógicas para la erradicación de las injusticias y exclusiones sociales, reconociendo a la diversidad como una característica humana capaz de contribuir para que todos puedan aprender y vivir en armonía y dignidad. También enfatizamos que se enfrenta a la necesidad de construir debates en el área de Educación en Derechos Humanos y una inclusión, en la perspectiva de la Educación Matemática Crítica, llevándose en cuenta a la situación social, política, económica y educativa actual en la cual nuestra sociedad está incorporada, ello para que consigamos armonizar el discurso liberal de ciudadanía con el discurso social y contribuir con la formación de ciudadanos capaces de observar informaciones que demandan un conocimiento matemático y puedan: comparar, evaluar, elegir, decidir, intervenir, romper, optar y decidir éticamente en los contextos innumerables que les son presentados. Hacemos hincapié en que los enlaces interrelacionados de estas áreas de estudios se encuentran fundamentados en la Teoría Crítica, que probablemente identificaremos como lemas de reconocimiento o derechos, o incentivos a la emancipación, a la participación y a la valoración de la diversidad.

Palabras clave: Derechos humanos. Inclusión. Participación social. Educación Matemática. Educación Matemática Crítica.

 

Abstract: This work is the result of considerations on the possible links between Human Rights Education, Critical Mathematical Education and Inclusive Mathematical Education. We conducted a theoretical discussion on each of these three fields of research and established the interfaces in which it was possible to articulate them. It is important to mention that Education based on Human Rights, Critical Mathematics and Inclusive Mathematics, implies a transformation and the overcoming of certain attitudes, such as: imposition, exclusion, segregation and discrimination. All these behaviors that inferiorize and place certain people on the margins of opportunities and society by denying them goods and services. This contradicts the expansion of rights, inclusion and social participation of every citizen in any space in which they wish to act upon. Parting from these essential principles, we seek to contribute to the construction of a society that is more just, humane and egalitarian. We believe that it is possible to combine social, political and pedagogical dimensions in order to eradicate social injustices and exclusions, recognizing diversity as a human feature that contributes to a global learning and a life with more harmony and dignity. We emphasize that the debates within the scope of Education on Human Rights and inclusion, in the perspective of Critical Mathematical Education, are necessary, especially considering the current social, political, economic and educational context of the world. This will allow us to aggregate the liberal discourse of citizenship to the social discourse and to contribute to the development of citizens that are capable of assessing information that requires mathematical knowledge, being able to: compare, evaluate, choose, decide, intervene, break, and make ethical choices before the countless contexts presented to them. It is important to highlight that the interrelated connection of these three areas of study are based on Critical Theory, which allows us to identify as mottos the recognition of rights, the incentive to emancipation, participation and the appreciation of diversity.

Keywords: Human rights. Inclusion. Social participation; Mathematical Education; Critical Mathematical Education.


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