Paulo César Carbonari: um militante de direitos humanos do Brasil

Nei Alberto Pies

Resumo


Paulo César Carbonari é militante de atuação conhecida e reconhecida em todo Brasil. Desde muito jovem, ainda cursando filosofia, engajou-se na Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e nunca mais parou de atuar na defesa e promoção dos direitos humanos. Além de sua atuação local, assessora movimentos populares, cooperativas de crédito, ONGs em diferentes estados brasileiros. Participa, ativamente, na formulação de relatórios sobre situação dos direitos humanos no Brasil e que são apresentados e discutidos em fóruns e entidades de representação internacional como a ONU.

Recentemente, no ano de 2014 assumiu a presidência do Conselho Estadual de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul, estando já no segundo mandato, que vai até agosto de 2020. É, atualmente, coordenador de formação do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), desde dezembro de 2018, mas já tinha sido membro da direção nacional por mais de dez anos. Participou da formulação de várias políticas públicas entre as quais a proposta de um Sistema Nacional de Direitos Humanos, do Programa Nacional de Direitos Humanos e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, tendo sido membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos por vários anos.  

Sua atuação também se destaca pela formulação teórica no campo dos direitos humanos, especialmente pela pesquisa e ensino. É professor de filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) onde coordenou várias edições do Curso de Especialização em Direitos Humanos, coordenou grupos de pesquisa e publicações sobre direitos humanos, entre elas coordenou a coleção “Sentido Filosófico dos Direitos Humanos” e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos.

Seu doutorado em filosofia aborda uma das questões chave para a atuação em direitos humanos, a vítima, sendo que a aborda na perspectiva do sujeito ético. A tese ainda é inédita e está em preparação para publicação. 

Conheçamos um pouco mais Carbonari por ele mesmo, nesta entrevista exclusiva.


Texto completo:

PDF


Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Sala 69 • Vargem Limpa
CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6064 • E-mail: oedhunespbauru@gmail.com