Tecnologia e multidisciplinaridade inovando o ensino de arquitetura e engenharia

Regina Coeli Ruschel, Ana Lúcia Nogueira de Camargo Harris, Nubia Bernardi

Resumo


Inspirados num cenário de inovações tecnológicas para uso pedagógico, o Grupo de Pesquisa Modelagem da Informação e Colaboração Digital na Arquitetura, Engenharia e Construção tem realizado experimentos que agregam dinâmicas diferenciadas de ensino em Arquitetura e Engenharia. O objetivo principal das atividades deste grupo é trabalhar a motivação dos alunos para o uso de tais ferramentas, habilitar professores e valorizar o ensino continuado. Este artigo demonstra o uso de inovações disponíveis em termos de ambientes colaborativos, ferramentas de comunicação, mundos virtuais 3D, Laboratórios de Acesso Remoto (LAR), automação e simulações. Os experimentos de ensino apresentados variam na temática (conforto ambiental, e projeto digital e integrado de projeto), no modo de oferecimento (presencial, semipresencial ou à distância) e no nível educacional (graduação e pós-graduação), mas todos têm como premissa utilizar o design instrucional como instrumento de estímulo ao envolvimento do aluno no aprendizado. Tais inovações pedagógicas têm se colocado como um campo fértil para debates e descobertas, na busca por respostas aos desafi os da educação no século XXI.


Texto completo:

PDF


 

Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Departamento de Design • Vargem Limpa • CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6000 ramal 4673 • E-mail: revistafaac@faac.unesp.br