Educação escolar e transformação social
Resumo
O objetivo do presente estudo é discutir a relação entre educação escolar e transformação social. As análises foram realizadas a partir das categorias trabalho, alienação e superação. Adotamos como referencial a teoria marxista, com base em textos de Marx (2001); Saviani (1997); Duarte (1993; 2006; 2008); Mészáros (1981; 2005); e Bahro (1980). Foram analisados ainda documentos governamentais e não-governamentais. Tomando como pressuposto que a transformação da realidade exige antes sua compreensão e interpretação, e sendo o conhecimento essencial para a realização destas atividades, conclui-se que a educação escolar pode contribuir para a transformação social na medida em que permite que as camadas populares se apropriem do conhecimento produzido historicamente pelo homem, de modo que possam não apenas compreender e interpretar a realidade, mas expressar seus interesses de forma elaborada, sistematizada.
Texto completo:
PDF
Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 • Departamento de Design • Vargem Limpa • CEP 17.033-360 • Bauru/SP • Telefone: (14) 3103-6000 ramal 4673 • E-mail: revistafaac@faac.unesp.br |